Presidentes discutem sobre TV aberta

Na tarde da última segunda – feira (18), o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinicius Porto, visitou o também presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado estadual Garibalde Mendonça. Em pauta, implantação do sinal aberto da TV ALESE. O encontro foi realizado no gabinete da presidência do Poder Legislativo e estiveram presentes o diretor de comunicação da Câmara Municipal César Cabral, do vereador Bigode e do radialista, Ferreira Filho.

A TV que se encontra na sua fase de conclusão e também exibirá ações da Câmara Municipal de Aracaju dentro de sua grade de programação.
O objetivo da implantação da TV Alese em canal aberto é garantir ao povo sergipano, e ao parlamento, modernidade e transparência, além de proporcionar à população o poder de exercer uma função mais fiscalizadora sobre os atos dos seus parlamentares.

O presidente da Alese, Garibalde Mendonça, reafirmou o compromisso de dar o andamento necessário para atender os prazos pré definidos pelos órgãos de liberação, reconhecendo a importância do alcance desse veículo de comunicação na formação de uma sociedade mais cidadã.

Vinicius Porto revelou satisfação do que ouviu durante o encontro, e se colocou à disposição para o que se fizer necessário, no sentido de reforçar qualquer pleito para o efetivo estabelecimento do sinal aberto da TV ALESE.
De acordo com Benildon Santana, coordenador técnico da TV Alese, o sinal aberto será através do canal 48 em TV digital, funcionará pelo sistema de multiprogramação, que permite a transmissão de até quatro programações simultâneas, em sinal aberto e gratuito, onde haverá a inclusão das TVs Senado, TV Câmara Federal e TV Câmara Municipal, de forma simultânea. Ele ainda explicou que, quem ainda usa TV analógica, precisará utilizar um equipamento conversor chamado set-top box (STB) ou power box.

“O processo para implantação está em fase final e deverá ser concluído até o final deste ano, e a elaboração do projeto técnico é de responsabilidade do Senado Federal, estando em fase avançada”, disse Benildon.

Por Ascom Parlamentar, com informações Agência de Notícias Alese