Presidente nacional do Incra é o mais novo Cidadão Sergipano

Atendendo um requerimento do então deputado estadual e hoje deputado federal, João Daniel (PT), a Assembleia Legislativa concedeu no final da manhã dessa quinta-feira (16), o Título de Cidadão Sergipano ao presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes Silva, que já comando a Superintendência Regional do órgão em Sergipe.

A solenidade foi bastante concorrida com as presenças de amigos e familiares do homenageado; de prefeitos e vice-prefeitos e ex-prefeitos municipais; do atual presidente do Incra em Sergipe, Gilson dos Anjos; da Procuradora da República Lídia Tinoco; de servidores, diretores e ex-superintendentes do Incra Sergipe; do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Cássio Peixoto, representando o vice-governador João Felipe de Souza; além de representantes de movimentos sociais e territórios quilombolas.

Ao justificar a homenagem, João Daniel agradeceu o apoio de todos que fazem a Assembleia Legislativa, que aprovaram por unanimidade a proposta do Título de Cidadania, e destacou a trajetória de Leonardo Góes no período em que esteve à frente do Incra/SE. “Leonardo tem raízes com nosso Estado, veio morar aqui como concursado do Incra. Foi perito agrário, diretor de assentamento e de desapropriações, além de Superintendente, assumindo diversas tarefas e atendendo aos movimentos sociais”.

Em seguida, João Daniel disse que o título foi dado por merecimento, num reconhecimento pelo trabalho feito por onde passou, como técnico e gestor do Incra, assumindo vários compromissos e promovendo diversas obras. “Não se trata de um título de situação ou de oposição, mas de alguém que tem serviços prestados, que representou muito bem o Incra Sergipe.  Com capacidade e determinação soube dialogar com todos os lados sem trair o grande objetivo do Incra, respeitando as reivindicações dos movimentos sociais e quilombolas”.

Homenageado

Por sua vez, Leonardo Góes agradeceu a presença de todos destacando sua satisfação em receber a honraria. “A homenagem reforça ainda mais o forte vínculo que mantenho com este Estado desde a minha infância, uma relação marcada pela admiração que nutro por um povo trabalhador, hospitaleiro e merecedor de todo o meu respeito. No Estado de Sergipe tive a oportunidade de desempenhar um papel de suma importância em minha trajetória profissional”.

“Com o apoio de uma equipe formada por servidores extremamente dedicados e competentes, o Incra de Sergipe criou e implantou centenas de projetos de assentamentos. Para atingir marca tão expressiva, busquei seguir um caminho que se pautava pelo diálogo permanente e por implementar alternativas inovadoras”, completou o homenageado.

Por fim, ele disse que acredita plenamente no potencial da reforma agraria de levar desenvolvimento econômico e social ao campo. “Tal crença foi construída e se consolidou durante os anos trabalhando na Superintendência Regional do Incra em Sergipe. Devo muito do meu sucesso profissional a este Estado e ao seu povo. Aqui, passei a lidar diariamente com os anseios e desejos daqueles que sonham em ter um pedaço de terra para produzir alimento, gerar riqueza e viver com dignidade”.

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

Foto: Jadílson Simões