Presidente Luciano Bispo recebe homenagem nos 50 anos da Defesa Civil

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, a  solenidade comemorativa dos 50 anos de existência de Defesa Civil de Sergipe. A cerimônia foi marcada pela outorga da Medalha do Mérito Defesa Civil a homenageados civis e militares e entidades que deram contribuições relevantes para o engrandecimento da instituição.

Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) deputado Luciano Bispo (PSD) também foi homenageado pela órgão estadual. “Quero parabenizar a Defesa Civil de Sergipe que desempenha um papel fundamental para a população e que a defende a sociedade nos momentos mais críticos como: enchentes, incêndios e outros eventos naturais. Mostrando um serviço de qualidade”, destacou o parlamentar.

secretário Nacional de Proteção Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

Para o secretário Nacional de Proteção  Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, é importante comemorar o cinquentenário da instituição. “O trabalho desenvolvido pela Defesa Civil é importante para a prevenção e resposta para as pessoas que estão sofrendo. Por isso, temos que celebrar estes 50 anos da Defesa Civil de Sergipe que nos últimos anos deu um grande salto para um melhor atendimento à população do estado”, falou.

Medalha do Mérito Defesa Civil

A comenda foi criada em 21 de fevereiro de 2022, pelo Decreto Governamental nº 32, assinado pelo Governo do Estado, em alusão ao Cinquentenário da instituição.

“Este um momento muito importante para a nossa instituição e  comemoramos  dando o destaque as pessoas importantes e notáveis e agradecendo a todos que têm serviços prestados junto à sociedade sergipana, por meio das ações desenvolvidas pela Defesa Civil”, afirmou o superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Luciano Queiroz.

Autoridades, personalidades, instituições públicas e privadas, ex-diretores, servidores e ex-servidores da Defesa Civil foram  homenageados no evento.

superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente -coronel Luciano Queiroz.

História

A Coordenadoria de Defesa Civil em Sergipe foi criada em 21 de janeiro de 1972. A instituição que é um setor ligado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit) e  atua nas fases de prevenção, preparação, mitigação e reconstrução de cenários de desastres naturais ou provocados pela atividade humana.

Na Assembleia Legislativa de Sergipe foram aprovadas leis voltadas para o fortalecimento da  Defesa Civil em Sergipe, entre elas estão:

LEI Nº. 8.684/ 2020 – Institui a Política e o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, cria o Conselho Estadual de Defesa Civil

LEI Nº. 7.416 / 2012 – Reestrutura a Coordenadoria Especial de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social.