24/2/2022
Por Kelly Monique Oliveira/Alese
O presidente do Instituto São Peregrino de Assistência Social e Educacional, missionário Carlos David, recebeu título de Cidadania Sergipana, na manhã desta quinta-feira, 24, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A homenagem é fruto de Projeto de Resolução de autoria do deputado estadual Garibalde Mendonça (MDB). O ato solene aconteceu no gabinete da Presidência da Alese, obedecendo os protocolos sanitários, com a participação de amigos e familiares do homenageado. Na ocasião, a instituição localizada na cidade de Propriá recebeu a informação sobre a liberação de emendas parlamentares do presidente em Exercício da Alese, Francisco Gualberto (PT), e do autor da propositura, Garibalde Mendonça.
O presidente em exercício da Alese, Francisco Gualberto (PT), afirmou conhecer os benefícios que a instituição realiza na região do Baixo São Francisco. “Hoje temos a honra de presidir a solenidade de entrega de título ao um dos representantes do Instituto São Peregrino, uma entidade que atua na área da educação e assistência social. Como um deputado não consegue atender várias demandas, me somei ao deputado Garibalde, e coloquei também uma emenda parlamentar para o Instituto ampliar as suas ações e beneficiar ainda mais as pessoas carentes da região. Portanto, a somação de esforços ajudará a entidade atender a mais pessoas, inclusive as que já são assistidas por ela”, ressaltou o parlamentar.
Garibalde Mendonça explicou que o título que propôs ao peregrino foi de forma consciente, pois visitou a instituição e constatou o trabalho desenvolvi por Carlos David e sua líder espiritual, Maria Lídia Soares, mãe do homenageado.
“Esse homem que tem um grande trabalho com pessoas carentes na cidade de Propriá. Ele é um cearense que todo sergipano tem orgulho ter ao nosso lado. Aproveitando a oportunidade, como nós deputados estaduais temos direitos a emendas parlamentares, propomos uma emenda para a instituição, assim como o deputado Gualberto, visando fortalecer esse trabalho no Estado de Sergipe. Então, nada mais justo uma emenda para uma instituição que faz um trabalho digno, justo e sério com pessoas carentes”, destacou Garibalde.
Na avaliação do homenageado, o Título de Cidadão Sergipano só aumenta a sua responsabilidade, com instituição para prestar um melhor serviço aos necessitados, através do Instituto São Peregrino. “A gente atende pessoas carentes e com câncer. Além disso, temos uma creche comunitária chamada ‘Creche da Vó Lídia’ que presta um projeto educacional para as crianças mais carentes”, concluiu.
História
O Instituto São Peregrino de Assistência Social e Educacional, localizada na cidade de Propriá, é uma entidade que atua a mais de 30 anos prestando assistência às famílias carentes da região do Baixo São Francisco, especialmente aos portadores de câncer. A entidade foi idealizado pela Beata Maria Lídia, uma alma caridosa que realiza um trabalho solidário acolhendo famílias carentes e dando assistência à gestantes menos favorecidas. O Missionário Carlos David é o Presidente do Instituto, e também atua diretamente no desenvolvimento das ações solidárias realizadas pelo instituto no sentido de viabilizar o acolhimento digno às famílias assistidas pela entidade.
Fotos: Joel Luiz