O deputado estadual Osires Damaso (PSC), presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, destacou a relevância da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE). “O encontro da Unale é de extrema importância para nós parlamentares trocarmos ideias e buscarmos melhorias para nossos Estados”.

Segundo Osires, uma discussão importante é a respeito da PEC 47. “Esse projeto de emenda avalia como aumentar o poder do parlamentar, para que possamos legislar de fato e contribuirmos melhor com a sociedade”, explicou.

O presidente finalizou parabenizando a organização da Conferência e agradecendo aos sergipanos pela acolhida. “Tenho certeza que esse evento, com o tema “Rediscutindo o Brasil”,  vai nos engrandecer e ajudar no melhor desenvolvimento do país, num momento tão delicado como o que estamos vivendo”.

Sobre a Conferência

A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada anualmente pela Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, chega à sua 20ª edição com a expectativa de surpreender o público no maior e melhor evento da história da entidade.

Com o tema “Rediscutindo o Brasil”, a 20ª CNLE acontece entre os dias 1 e 3 de junho, no campus da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, Sergipe. São aguardados mais de 1.500 participantes, entre deputados, assessores legislativos, entidades nacionais e internacionais, com representantes de diversos países.

Com a finalidade de estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais, a 20ª CNLE tem o objetivo de envolver os parlamentos estaduais na discussão de temas de interesse nacional. Este intercâmbio de experiências proporciona aos participantes ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados.

O evento também oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais.

O público alvo é constituído por parlamentares estaduais e federais, governadores, agentes legislativos, prefeitos, vereadores, autoridades nacionais e comitivas internacionais, além do público participante da agenda de debates e palestras.

Além de trazer palestrantes de renome nacional e internacional, será produzida uma carta contendo indicadores importantes para o Brasil sair da crise institucional, econômica e política no qual está inserido.

Por Camila Ramos – Agência Alese de Notícias