Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás confirma presença na 20ª Conferência da Unale

“É com prazer que vou participar da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), realizado anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que este ano acontece em Sergipe, evento da maior importância para debater com todos os colegas do Brasil, principalmente, com os presidentes da cada representação estadual, os avanços e as conquistas do parlamento, além de trocar experiências”, disse o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás deputado Hélio de Souza (PSDB).

Na 20ª Conferência da Unale que será realizada 1, 2 e 3 de junho de 2016, no Campus da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, parlamentares e convidados vão debater o tema: “Rediscutindo o Brasil”. “Temos que nos preocupar, com algumas propostas de emendas constitucionais tramitando no Congresso Nacional que precisam e devem ser bem analisadas pelos parlamentares e principalmnte pelos presidentes, e no evento da Unale, é a oportunidade que teremos”, observou.

Hélio de Souza, disse que vai trazer para a Unale o debate em torno da autonomia do Poder Legislativo para que as assembleias tenham mais liberdade economica, administrativa e principalmente espaço para expressar o sentimento do povo. “Defendo que tenhamos maior representatividade no mandato, para isso, teremos de tomar posições firmes e definidas para que sejamos um poder livre”, concluiu.

Ainda não há um número definido da participação de outros parlamentares Goianos, mas segundo a diretoria de comunicação da Assembleia de Goiás, todos que fazem parte da Unale, quatro deles devem estar em Aracaju para representar junto ao presidente a Casa Legislativa.

Unale

O encontro da Unale tem como objetivo formular uma visão atual sobre o país e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística. Além de promover o intercâmbio de ideias para fortalecimento do poder legislativo, busca-se melhoprar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados. “Queremos que a conferência em Sergipe seja a maior de todas, com palestrantes de renome nacional e internacional”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe deputado Luciano Bispo (PMDB).

Segundo ele, a Unale terá todo apoio dos parlamentares sergipanos, dos empresários e do governo, para que esta conferência seja a maior da história. Todos serão muito bem recebidos nessa terra acolhedora”, ratificou Luciano Bispo.

Foto: César de Oliveira

Ao todo, são aguardados mais de 1.500 participantes entre deputados, assessores legislativos, estudantes, governadores, senadores, ministros, prefeitos, vereadores, entre outras autoridades. A CNLE deste ano também contará com a participação de representantes de parlamentos estaduais de diversos países da Ásia, da Europa e das Américas.

A CNLE ainda oportunizará o encontro de entidades vinculadas aos legislativos estaduais, que participarão de reuniões e palestras realizadas em paralelo aos eventos principais. Ao todo, 17 grupos terão programação dentro da Conferência. Além disso, a Confederação Parlamentar das Américas (COPA) reunirá cinco Secretarias Especiais, o Comité Executivo e a Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, que contará com palestras sobre “Direitos Sexuais e Reprodutivos” e “Empoderamento da Mulher”, ministrados pelas deputadas Alicia Gutiérrez e Nicole Ménard, e pela consulesa da França, Alexandra Loras. Ao final do evento, será produzida uma carta contendo indicadores importantes para o Brasil sair da crise institucional, econômica e política no qual está inserido.

Glice Rosa – Agência Alese de Notícias

Fonte: Ascom Unale