Condecoração da Assembleia de Minas é concedida a pessoas e instituições que se destacam por iniciativas de relevância pública e de promoção da cidadania
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em solenidade alusiva aos 190 anos de fundação da instituição mineira. O evento, realizado em Belo Horizonte, reuniu autoridades de diversos estados e destacou a trajetória da ALMG como referência nacional em participação popular e fortalecimento da democracia. O presidente do Poder Legislativo foi agraciado com o ‘Grande Mérito’, o mais alto grau dessa ordem.
A homenagem concedida a Jeferson Andrade reforça o papel de Sergipe no cenário político nacional e a importância do diálogo entre os parlamentos estaduais. Nesta edição, a solenidade tem como tema os 190 anos do Parlamento Mineiro – marco histórico também atingido pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, que neste ano de 2025 completou 190 anos de instituída.
Para o presidente da Alese, o reconhecimento simboliza a valorização do trabalho desenvolvido pelo Legislativo sergipano em favor da transparência, da modernização e da aproximação com a sociedade.
“Recebo esta distinção com muita gratidão e compartilho essa honra com os sergipanos e com os deputados e deputadas da Alese, reafirmando nosso compromisso com o fortalecimento do Legislativo e com o desenvolvimento de Sergipe”, afirmou Jeferson Andrade. Ele estava acompanhado de sua esposa, Jullyana Andrade, e do diretor-geral da Alese, Ricardo Garcez.
O presidente também agradeceu ao deputado Tadeu Leite, presidente da ALMG e do Conselho da Ordem do Mérito Legislativo, pelo reconhecimento e pelo convite para participar deste momento significativo para a democracia e para a atuação parlamentar.
Para o presidente da ALMG, ao conceder esta medalha, a Assembleia de Minas cumpre seu papel histórico de reconhecer a dedicação daqueles que colocam talentos e esforços a serviço da sociedade. “Este ano, ela tem um significado ainda mais especial por celebrar os quase dois séculos de história do Parlamento mineiro e reafirmar a vocação desta Casa de valorizar a cidadania e de estimular o compromisso com Minas Gerais”, afirmou deputado Tadeu Leite (MDB).
190 anos: Minas e Sergipe
ALMG – Em janeiro de 1835 foi instalada a Assembleia Legislativa Provincial, numa época em que a divisão administrativa do Brasil era em províncias, e a capital de Minas era Ouro Preto (Região Central). De lá para cá, o País passou a ser dividido em estados, Belo Horizonte foi construída para ser a nova capital e o alcance do Parlamento Mineiro ampliou-se enormemente. De uma casa aberta para poucos, tornou-se referência de participação democrática para todos os mineiros.
ALESE – Em Sergipe, o Poder Legislativo foi instituído através da Assembleia Legislativa Provincial, em maio de 1835, no salão do Convento de São Francisco, em São Cristóvão, e logo depois na casa de balcão vizinha ao Palácio do Governo. Com a mudança da capital para Aracaju, em 17 de março de 1855, sua nova sede foi instalada no Palácio Fausto Cardoso – hoje, Escola do Legislativo João de Seixas Dória. Em 1987, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe se estabeleceu no Palácio Governador João Alves Filho, onde permanece até os dias atuais.
Foto Medalha: Guilherme Dardanhan|ALMG
Foto escopo e detaques: Elizabete Guimarães|ALMG
















