Presidente da Alese participa do Encontro Cultural de Laranjeiras

Por Kelly Monique Oliveira

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bipo (PSD), acompanhado do diretor de Comunicação da Alese, Irineu Fontes, e do subsecretário-geral da Mesa Diretora da Casa Legislativa, Igor Albuquerque, que também é presidente do Conselho Estadual de Cultura, participou da abertura oficial da 48ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras, na manhã desta quinta-feira, 05.

O parlamentar avaliou o evento como sendo o maior encontro cultural do Brasil. “A convite do vice-governador e ex-deputado, Zezinho Sobral, vim prestigiar a abertura deste evento, pois a cultura de Sergipe está, aqui, em Laranjeiras. Este evento é uma tradição que traz pessoas de todo o Brasil pela importância da cultura sergipana”, destacou.

Já Igor Albuquerque, presidente do Conselho Estadual de Cultura, explicou que o evento teve início no ano de 1976, e que no passado a cidade de Laranjeiras era chamada de ‘museu a ceu aberto’.

Ao longo de todos esses anos podemos discutir aspectos da cultura popular e prestigiar a apresentação de grupos folclóricos. Para esta iniciativa vêm pessoas de fora para acompanhar esse encontro porque é, sem dúvida nenhuma, um dos eventos culturais mais influente do país até hoje”, relatou.

A professora, escritora e historiadora Aglaé d’Ávila Fontes foi a personalidade homenageada na edição do Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras deste ano. Ela é umas das maiores pesquisadoras do folclore e da cultura sergipana. “Essa homenagem me deixou muito sensibilizada, pois qualquer pessoa no meu lugar estaria porque é um reconhecimento de vida com a gente em vida”, destacou.

O prefeito de Laranjeiras, Juca Bala, salientou que há quase cinco décadas de encontro cultural e o município, mais uma vez, mostra que é uma das cidades mais importantes do cenário nacional.

“Recebemos aproximadamente 30 mil pessoas de todo lugar, onde mostramos a nossa cultura, nossa tradição e a nossa riqueza. Esse ano de maneira especial, a gente buscou investir em nosso patrimônio material, resgatando todo nosso centro histórico e resgatamos outros grupos folclóricos. Então é prazeroso mostrar para o Brasil, para o Nordeste e para Sergipe a importância da cidade Laranjeiras e da cultura sergipana”, comemorou o gestor municipal.

Presença

Na solenidade de abertura da 48ª edição do Encontro Cultura de Laranjeiras estavam presentes o vice-governador e secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral, a presidente da Funcap, Conceição Vieira, vereadores, servidores da Prefeitura de Laranjeiras e demais personalidades da cultura sergipana.

Fotos: Joel Luiz