Prefeituras de Socorro, Estância e Lagarto são comandadas por ex-deputados

Três das maiores cidades do interior sergipano, que juntas somam mais de 340 mil habitantes, serão comandadas por ex-deputados estaduais. Valmir Monteiro, Gilson Andrade e Padre Inaldo Silva, eleitos em 2014 para a 18ª legislatura, disputaram as eleições municipais no ano passado e agora comandam pelos próximos quatro anos os municípios de Lagarto, Nossa Senhora do Socorro e Estância, os três maiores polos industriais do interior.
Lagarto, município que segundo o último censo do IBGE possui população estimada em cerca de 100 mil habitantes, está sendo administrado pelo ex-deputado estadual Valmir Monteiro, que já teve passagem pela prefeitura da cidade. Com economia baseada na indústria e na agricultura, o município é mais um desafio na carreira pública de Valmir. “Vamos botar os pés no chão, arregaçar as mangas para conseguirmos o melhor para aquele povo”, disse o ex-parlamentar, que na despedida pediu o apoio da adversária local, deputada estadual Goretti Reis. “Com certeza vai deixar as questões políticas de lado”.

Valmir Monteiro
Valmir Monteiro, a exemplo de Padre Inaldo e Gilson, fez um discurso emocionado na despedida e ganhou declarações calorosas dos colegas. “Quero justificar a saída desta Casa pela segunda vez em quatro mandatos pelo chamamento do povo da minha cidade para ser prefeito. Em 2009 assumi a Prefeitura de Lagarto até 2012, quando retornei à Assembleia. Agora em 2016 tivemos uma vitória estrondosa dentro do nosso município. Sabemos da nossa responsabilidade, sei das dificuldades que irei encontrar”.
Município com ‘cara de capital’, Nossa Senhora do Socorro tem a população estimada em 170 mil habitantes. Integrante da região metropolitana de Aracaju, a cidade possui a economia baseada na indústria. Com uma concentração expressiva de conjuntos residenciais e uma população que utiliza em larga escala serviços públicos essenciais como saúde, educação e transporte, Socorro é o segundo grande desafio de Padre Inaldo, que deixa o parlamento com uma bagagem.

Foto: César de Oliveira

“Eu só cresci aqui na Assembleia Legislativa de Sergipe. Essa casa para mim foi muito importante, foi a minha primeira experiência na vida pública, na política, e saio daqui uma nova pessoa”, observou o ex-deputado, que ganhou de alguns companheiros de Plenário dicas de como atuar. A ‘troca de figurinhas’ com deputados mais experientes foi destacada no discurso de despedida. “Saio daqui tão feliz, tive dias muito importantes pra mim, com experiência muito válida. Aprendi com cada um de vocês, perguntando, tirando as dúvidas. Graças a Deus vocês me acolheram de coração aberto e eu só cresci”.
Cidade que já teve como morador ilustre o escritor baiano Jorge Amado, Estância exigirá do ex-deputado Gilson Andrade muito empenho. A população do município de 68 mil habitantes, com economia dependente da indústria e do turismo, busca melhores dias. O ex-deputado estadual, que sempre usou a tribuna para exaltar os símbolos de Estância, com o barco de fogo, lembrou aos colegas que a Assembleia o recebeu como um calouro especial. “Cheguei aqui em fevereiro de 2011 e fui recebido, ou melhor, acolhido, por todos os que compunham a Assembleia naquela época. Cheguei sem experiência no parlamento, mas fui muito bem acolhido”, narrou.

dsc_1109
Gilson Andrade disse, na despedida, que estava realizando um sonho, ao comandar Estância, mas fez questão de deixar claro, em lágrimas, que estava saindo de coração partido. “Ocupo essa tribuna com dois sentimentos, o de agradecimento e o de gratidão”. O colega Venâncio Fonseca, um dos muitos deputados que exaltaram a passagem de Gilson pelo Legislativo, declarou que a cidade estava em boas mãos. “O município ganha com esse homem simples, honesto e coração muito bom. Será uma administração exemplar, será um marco para a história de Estância”.
Suplentes
As vagas de Valmir Monteiro, Gilson Andrade e Padre Inaldo Silva estão sendo ocupadas por Adelson Barreto Filho, o ‘Tijoy’, Morito Matos e Gilmar Carvalho. Os dois primeiros foram empossados no dia 2 de janeiro, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo. Gilmar será empossado nesta segunda-feira, 9.

Texto: Agência Alese de Notícias

Fotos: Jadilson Simões e César Oliveira