Prefeitos e secretários de saúde devem garantir testes e EPI’s para garis

Por Assessoria Parlamentar

Os secretários de saúde dos 75 municípios sergipanos, bem como aos respectivos prefeitos, devem envidar esforços para que sejam implementadas medidas necessárias para que todos os garis sejam testados para a Covid-19. É o que sugere a Moção 32/2020, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), aprovada nesta quinta-feira, pela Assembleia Legislativa.

Pela proposta, além de serem submetidos à teste para verificar possível contaminação pelo coronavírus, os gestores devem adotar ações educativas e de prevenção, assim como a entrega de equipamentos de proteção pessoal como máscara, luvas, álcool gel e demais equipamentos necessários para evitar que esses profissionais sejam infectados pelo vírus.

“Os garis cumprem um papel extremamente importante, inclusive, no que diz respeito à contenção do vírus, uma vez que cuidam da limpeza das cidades. São cidadãos que precisam ser preservados e cuidados”, disse a deputada.  Maria ressaltou que, apesar da importância da atividade exercida por esses trabalhadores, muitas vezes, eles são ignorados.

Para a deputada, como estão na linha de frente das ações de combate à doença, exige-se a adoção de iniciativas que visem poupar as suas vidas. “Os garis são aliados dos setores da saúde, da informação, da segurança pública, e estão por toda parte garantindo à população que a situação não se agrave, ainda mais, pois a coleta de lixo e a limpeza de espaços públicos estão acontecendo normalmente nesse período”, disse.