Prefeitos e empresários destacam audiência do PDES em Itabaiana

Por Habacuque Villacorte

A audiência do Fórum Itinerante do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe (PDES) promovida pela Assembleia Legislativa no município de Itabaiana, na noite dessa terça-feira (26), rendeu elogios de vários prefeitos, vereadores, lideranças políticas e empresários de toda a região Agreste que foram prestigiar o evento no plenário da Câmara Municipal. Muitos deles destacaram a iniciativa da Alese, na gestão do presidente e deputado Luciano Bispo (MDB), de elaborar uma proposta voltada para o crescimento e desenvolvimento do Estado.

Elaborado pela Alese em parceria com a Fundação Dom Cabral, uma das referências nacionais no assunto, o PDES busca alternativas voltadas para o desenvolvimento, focando na retomada da economia no pós-pandemia, apontando potencialidades de cada região, que podem atrair futuros investidores, garantindo emprego e renda para o povo sergipano. Os técnicos trabalharam dentro da necessidade de se conhecer bem o passado e o presente do Estado, para poder ter condições de projetar o futuro de Sergipe.

Moita Bonita

Prefeito de Moita Bonita, Wagner Costa

O prefeito de Moita Bonita, Dr. Wagner Costa (PSB), pontuou que esse tipo de evento promovido pela Alese contempla todos os gestores da região do Agreste. “Achei fundamental essa iniciativa da Assembleia porque o Estado de Sergipe precisa sim de políticas públicas. Tenho que parabenizar o deputado Luciano Bispo porque esse tipo de iniciativa estimula o planejamento e ajuda os gestores a desenvolverem as potencialidades dos seus municípios. Além de que isso estimula os investidores, ajudando na geração de emprego e renda”.

Frei Paulo

Prefeito de Frei Paulo, Anderson Menezes

Já o prefeito de Frei Paulo, Anderson Menezes (MDB), o “Anderson de Zé das Canas”, enfatizou o compromisso da gestão do presidente Luciano Bispo em aproximar a Assembleia Legislativa dos municípios sergipanos. “Esse tipo de audiência, de discussão, é uma prova do compromisso que o nosso amigo e deputado Luciano Bispo tem por Sergipe, pela região Agreste. Esse Plano de Desenvolvimento serve de base para nós, gestores públicos, mas também para a classe empresarial que está pensando em investir no Estado e nos nossos municípios”.

Estamos falando de uma ação do Poder Público voltada para o desenvolvimento do nosso Estado. Não é uma surpresa para nós que conhecemos o estilo de Luciano Bispo trabalhar e hoje temos um parlamento estadual em sintonia com os municípios, apontando sugestões, ajudando a fortalecer a municipalidade, contribuindo para a geração de emprego e renda. Sei do seu desejo de que as coisas prosperem, que o Estado se desenvolva, em especial agora, no pós-pandemia. Esse PDES chegou em uma boa hora”, completou o prefeito Anderson de Zé das Canas.

Campo do Brito

Prefeito de Campo do Brito, Marcell Souza

Também presente, o prefeito de Campo do Brito, Marcell Souza (PP), destacou a iniciativa da Alese em parceria com a Fundação Dom Cabral. “A elaboração do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe, para nós prefeitos, é de uma importância muito grande. Isso tanto sócio quanto economicamente falando. Ele apresenta as diretrizes e mapeia as oportunidades para os possíveis empreendedores que desejem investir em nosso Estado. Eles terão as informações necessárias para definirem qual a linha e a direção dos investimentos que serão feitos para as próximas décadas.

Areia Branca

Prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino

Para o prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino (PSC), o PDES “é muito importante porque aponta para nós, gestores, a direção para futuros investimentos. Aqui nó Estado temos prefeituras pequenas com equipes técnicas reduzidas e esta proposta nos auxilia muito. O Agreste e Sergipe como um todo têm muito para crescer e nossa Areia Branca tem um potencial para o turismo muito grande”.

A famosa Serra de Itabaiana, por exemplo, conta com 70% de sua extensão em nosso município; temos uma parte cultural muito forte com o tradicional São João, temos comerciantes lutadores e que podem ser contemplados com esse Plano. Temos que parabenizar toda a Alese e o deputado Luciano Bispo pela atenção com os prefeitos da nossa região e fica a torcida pela chegada de novos investimentos para Sergipe”, completou o prefeito Alan de Agripino.

Itabaiana

Empresário Édson Passos aprova o PDES

Prestigiando a exposição do PDES na Câmara Municipal de Itabaiana, o empresário e político Édson Passos, muito reconhecido na região Agreste por ser um empreendedor com potencial no segmento da Construção Civil, destacou a iniciativa da Alese pela elaboração do Plano e por envolver prefeitos e empresários nessa discussão em torno do desenvolvimento de Sergipe e da região Agreste, em especial.

“Luciano Bispo é um deputado estadual diferenciado e comanda a Alese promovendo igualdade, promovendo desenvolvimento. Ele é um empreendedor e, junto com seus pares, entendeu que era preciso criar algo, uma ‘bússola’ para nós, gestores públicos e empresários. Acho que isso facilita para nós identificarmos aquilo que a nossa região é carente e cada segmento pode montar sua estratégia de investimentos, gerando emprego e renda lá na ponta”, avaliou o empresário.

Fotos: Joel Luiz