Prefeitas recebem honrarias do Poder Legislativo nesta manhã

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Durante a Sessão Especial da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher,  12 prefeitas sergipanas foram homenageadas com a ‘Medalha Quintina Diniz’.  A honraria é dada pela Casa Parlamentar para mulheres que se destacaram com serviços prestados à sociedade sergipana.

A medalha faz menção a primeira deputada estadual, professora e feminista, Quintina Diniz. Natural de Laranjeiras, a ex-parlamentar fundou em Aracaju, em 1906, o primeiro educandário feminino do Estado. A  honraria do Poder Legislativo foi instituída por meio de um Projeto de Resolução de autoria da ex-deputada Susana Azevedo.

A prefeita de Nossa Senhora da Glória Luana Oliveira (PSD)

A solenidade festiva  foi conduzida pela presidente do Conselho da Medalha Quintina Diniz, a deputada Maisa Mitidieri (PSD). “Eu vejo o quanto essa honraria é um importante reconhecimento pelos serviços prestados por mulheres à nossa sociedade. É muito importante avanço na busca pelos direitos femininos”, declarou Maisa.

A prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Oliveira  (PSD), destacou os desafios da gestão pública na administração. “ Lá em Glória somos eu e a vice-prefeita, mulheres. Conseguimos uma boa aceitação da população com muito esforço e trabalho. Isso comprova que as mulheres estão buscando e conquistando cada vez mais oportunidades na política, mas que ainda é preciso ter mais representatividade”, disse a gestora pública.

De acordo com a prefeita de Divina Pastora, Clara Rollemberg (PP),  o momento é de celebração, mas que também envolve lutas e conquistas por cada vez mais espaços. “Estou muito feliz e honrada em receber a medalha Quintina Diniz. Esse reconhecimento é a prova de que estamos alçando muitos espaços e sendo respeitadas por homens e também por outras mulheres. Apesar, de sermos apenas 15 prefeitas em um estado que tem 75 municípios, estamos fazendo a diferença e trazendo um novo olhar para a gestão e também políticas públicas”, falou.

A prefeita de Divina Pastora Clara Rollemberg (PP)

Na administração municipal de Pacatuba, a prefeita Manuela Martins  (PSC), falou sobre a felicidade em receber a honraria. “Como prefeita eleita, tenho a felicidade de ser agraciada com a medalha que leva o nome da primeira deputada eleita em nosso estado. Isso comprova que estamos caminhando no rumo certo e vencendo diariamente os desafios da gestão pública municipal”, declarou.

A prefeita de Riachão do Dantas, Simone Andrade (PCdoB), também foi homenageada. “A medalha representa um reconhecimento da nossa atividade na política, como também, da nossa força, garra e determinação em atuar na gestão pública”, disse.

A prefeita de Riachão do Dantas Simone Andrade (PcdoB)

O evento, aberto pelo presidente do Poder Legislativo, Jeferson Andrade (PSD), contou com a participação e o pronunciamento das cinco deputadas da Casa. Entre as mulheres convidadas, a Primeira-Dama do Poder Executivo, Érica Mitidieri; e a do Poder Legislativo, Juliana Andrade.

Fotos: Jadilson Simões/Agência Alese