Reconhecida como a maior prévia carnavalesca do país, o ‘Pré-Caju’ voltará a acontecer em Aracaju, na Orla de Atalaia, entre os dias 8 a 10 de novembro – onde nesse período ocorrem apresentações de shows no Camarote Aju e desfiles de blocos de trios elétricos. Na manhã desta sexta-feira (22) o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD) e o deputado estadual Cristiano Oliveira (União) participaram no Hotel Delmar, a convite do empresário e idealizador do evento, Fabiano Oliveira, do lançamento da programação do Pré-Caju- 2024.
Defensores do desenvolvimento econômico do Estado, os deputados têm ciência de que o Pré-Caju, somado aos festejos juninos na capital e do interior do estado, proporcionam o impulsionamento do turismo – atraindo turistas de outras cidades do Brasil e do próprio estado de Sergipe – e o aquecimento da economia, através de hospedagens e consumo de produtos e serviços.
O setor turístico é importantíssimo para a economia brasileira. Segundo o relatório de Impacto Econômico, produzido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a perspectiva era que o turismo brasileiro arrecadasse R$ 752,3 bilhões em 2023, o equivalente a 7,8% do PIB nacional – superando em 5% o registrado no pré-pandemia (2019), quando foram registrados R$ 716,5 bilhões. Até o fim do ano passado, segundo o WTTC, a perspectiva era de que as mais de 50 cadeias econômicas alcançassem 7,9 milhões de empregos.
Fabiano Oliveira, empresário e presidente da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal de Aracaju, reafirmou a importância do apoio do Governo do Estado, da Alese e da Prefeitura como órgãos incentivadores do turismo em Sergipe. “Agradecemos também o apoio do trade turístico e da imprensa, que exerce papel fundamental na divulgação do Pré-Caju para todo o país, além dos patrocinadores oficiais que viabilizam a festa”, disse.
Fotos: André Moreira- Segov