Por Habacuque Villacorte
Os parlamentares aprovaram, por unanimidade, na manhã dessa terça-feira (13) o projeto de autoria da deputada estadual Diná Almeida (PODE) que dispõe sobre a instituição da Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer Colorretal, a ser realizada anualmente em todo território sergipano no mês de Março.
Segundo a parlamentar o objetivo da Campanha é conscientizar a população do Estado sobre a importância da realização do exame preventivo, além de divulgar informações sobre os sintomas, causas e as formas de tratamento do câncer colorretal, com o intuito de reduzir suas incidências.
“Também queremos estimular ações educativas por parte dos diversos seguimentos sociais e instituições públicas, que envolvam a prevenção do Câncer Colorretal”, justifica a deputada, lembrando que as campanhas de esclarecimento e prevenção podem ser amplamente divulgadas nos meios de comunicação e redes sociais já existentes na rede de saúde pública.
Diná lembra ainda que tramita no Congresso Nacional o PL nº 3.842/2015 que estabelece a Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer de Cólon e de Intestino. O texto, com alterações, foi aprovado na Câmara dos Deputados com a criação do mês de Março como “Mês de Conscientização sobre o câncer de cólon e reto”. No Senado, sob o nº 5.024/2019, o PL aguarda aprovação.
“O câncer do cólon e o de intestino (Câncer Colorretal) apresenta grande taxa de recuperação quando tratado de forma célere, e grande mortalidade quando descoberto de forma tardia”, completa Diná, lembrando que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a incidência do Câncer Colorretal para 2020 é de 40.990 novos casos, sendo que 20.520 em homens e 20.470 em mulheres.