logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

PL institui Rota Turística Caminhos da Serra de Itabaiana

Por Wênia Bandeira

Foi aprovado, em votação na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe, o projeto de lei ordinária Nº 227/2021, que institui e declara a Rota Turística “Caminhos da Serra de Itabaiana”. A autoria é das deputadas Kitty Lima (Cidadania) e Maria Mendonça (PSDB).

Estão compreendidos na Rota o Parque dos Falcões, o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, o Povoado Ribeira, a Feira Livre de Itabaiana e Feiras Culturais, a Festa dos Caminhoneiros, o Povoado Carrilho e a Casa de Farinha. Outras atrações poderão ser estabelecidas mediante ato próprio.

“0 presente projeto de lei tem como objetivo fomentar o turismo do nosso Estado, explorando assim o turismo criativo e sustentável, em especial no município de Itabaiana. Em muitos lugares do mundo, e assim, não sendo diferente em nosso país, sendo inclusive a realidade de muitos outros estados brasileiros, o turismo é uma rica fonte de renda, em que contribui de forma considerável ao Produto Interno Bruto, sendo fonte de arrecadação de impostos, gerando empregos, bem como, contribuindo para o desenvolvimento da economia da localidade”, dizem as parlamentares na justificativa do PL.

O projeto ainda determina a criação de um Plano de Ação da Rota Turística Caminhos da Serra de Itabaiana, com a atribuição de fixar estratégias ações para o desenvolvimento turístico da referida localidade, por meio de convênio e/ou parcerias entre o Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe (Setur), e o Município de Itabaiana, através da Secretaria de Indústria, Comércio e do Turismo de Itabaiana, e outras Entidades e Associações da Atividade Civil, que contribua com o fomento do turismo local.

A divulgação deverá ser feita pelo Governo do Estado e do Município. As despesas com a execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

A Rota Turística “Caminhos da Serra de Itabaiana”, lançada em 05 de novembro de 2020, é a primeira rota turística, oficial de Itabaiana, e a primeira rota do turismo rural do estado. O PL será encaminhado para sanção governamental.

Foto: Blog Meu Destino

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo