logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

PL institui Os Parafusos como Patrimônio do estado

Por Wênia Bandeira

Foi aprovado nesta quinta-feira, 24, o projeto de lei ordinária Nº 178/2019, de autoria da deputada Goretti Reis (PSD). O PL declara o grupo folclórico “Os Parafusos”, da cidade de Lagarto, como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial, do estado.

A parlamentar falou que o Os Parafusos é conhecido a nível nacional. O grupo também se destaca por suas particularidades artísticas que o diferencial diante de outros no folclore brasileiro.

“É um grupo formado por homens vestidos de anáguas de renda completamente brancas, eles realizam movimentos em 360 graus sobre si mesmos, no sentido horário e anti-horário, dessa forma parecendo a volta de um parafuso”, detalhou Goretti Reis.

De acordo com a história contada pelo grupo, o início data do ano de 1897, quando havia a fuga de escravos das senzalas, que pegavam as anáguas das donas das casas grandes. Dessa forma, quem os visse pensaria se tratar de assombrações.

“Depois de passado o período de escravidão, os ex-escravos saiam às ruas com as vestimentas rodopiando em tom de total zombaria com os seus antigos senhores de engenho. O movimento permanece até os dias atuais e é um dos mais belos espetáculos de dança folclórica do estado”, acrescentou.

O PL foi aprovado na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Foto: Divulgação do Facebook/Fan Page/Sergipe, como eu vejo

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo