PL institui Dia Estadual do Taekwondo em 9 de dezembro

Foi aprovado, durante sessão plenária, o Projeto de Lei Nº 503/2023, de autoria do deputado Garibalde Mendonça (PDT). A matéria institui o ‘Dia Estadual do Taekwondo’, a ser comemorado, anualmente, todo dia 9 de dezembro.

Trata-se de uma arte marcial coreana de defesa pessoal difundida em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, se converteu em desporto olímpico de exibição e entrou nas disputas de todas as edições da competição.

“O Taekwondo é um esporte em franca ascensão no Brasil, é o caminho da vida e uma arte marcial que não treina apenas a técnica, forma caráter e orienta o caminho (DO) ao longo do treinamento. ‘DO’ do Taekwondo significa perfeição de cada um, que é baseado nos princípios da filosofia oriental e filosofia do povo coreano”, explicou o parlamentar em sua justificativa no projeto.

O deputado falou que, em Sergipe, o Grão Mestre Jung Youl Kim foi o pioneiro dessa arte, introduzindo o taekwondo em território sergipano no ano de 1972 e atualmente o seu legado é transmitido pelo Grão Mestre Paulo César, que ostenta a graduação de 8º DAN obtida na Coreia do Sul em 2023 e é o atual Presidente da Federação de Taekwondo do Estado de Sergipe (Fetese).

O PL foi aprovado por unanimidade durante votação realizada em sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe e seguirá para sanção governamental.