logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

PL de Maria defende conscientização sobre cuidados com fogos de artifício

Por Assessoria da Parlamentar

Por sugestão da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), a Assembleia Legislativa aprovou Projeto de Lei 114/2019 que institui a Semana de Conscientização Sobre Cuidados no Manuseio de Fogos de Artifício, incluindo-a no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe.

Maria citou os números divulgados pelo Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), relativos ao período de 1 a 24 de junho, quando 56 pacientes foram atendidos com queimaduras, a maior parte (32) vítima de fogos de artifício. Desses, 70% sofreram amputação de mãos e dedos.

“A prevenção é sempre o melhor de todos os remédios. Desta forma, o intuito da nossa propositura é a proteção da saúde, a conscientização e divulgação visto que se faz necessário a redução dos riscos e danos causados pelo uso inadequado de fogos”, explicou Maria.

A parlamentar explicou que a campanha tem por objetivo não apenas promover orientação acerca do correto manuseio dos fogos de artifício, mas também, a conscientização sobre os problemas causados à saúde da população em geral, especialmente, das crianças.

“A ideia é adotar ações preventivas para reduzir os índices de acidentes provocados por queimaduras que podem ocasionar sequelas graves, como amputações ou até mesmo óbitos”, disse Maria, lembrando que os registros de números de queimados, sobretudo, no período junino, revelam um quadro preocupante.

“Além da prevenção o PL tem o propósito de orientar as pessoas, inclusive, os que fabricam os fogos de artifício sobre a importância de se adotar todos os cuidados necessários para evitar danos e sequelas muitas vezes irreversíveis, até mesmo a morbimortalidade”, afirmou.

O Projeto, que aguarda sanção governamental, salientou a deputada, não gerará custos ao Estado. “Ao contrário, promoverá economia no âmbito orçamentário da saúde, na medida em que, reduzirá o número de pacientes vítimas de queimaduras nos leitos amarrotados dos nossos hospitais”, disse.

Foto: Jadílson Simões

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo