Foi aprovado pelos deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei n° 492/2023 que declara a “Cachoeira do Saboeiro do Município de Lagarto” como Bem de Interesse Cultural do Estado de Sergipe.
A proposta tem como finalidade estimular a valorização do patrimônio natural de Sergipe. A Cachoeira do Saboeiro está localizada às margens do Rio Vaza-Barris, no Povoado do Saboeiro, no Município de Lagarto, em Sergipe, fazendo parte do grupo das cachoeiras mais belas de Sergipe.
“A cachoeira é cercada por vegetação exuberante e possui águas cristalinas do rio Saboeiro. A área é um paraíso para os amantes da natureza, com muitas oportunidades para observar a vida selvagem local. A beleza estonteante da cachoeira, proporciona um espetáculo com quedas d’águas transparentes e formação de verdadeiras piscinas naturais. Os visitantes são presenteados com banhos refrescantes, além de terem o prazer de poder admirar paisagens deslumbrantes. Além disso, os adeptos do ecoturismo podem vivenciar momentos de lazer e emoção”, explica a autora do Projeto Áurea Ribeiro.
Além das belezas naturais e únicas, é possível desfrutar da fauna e flora local. A Cachoeira do Saboeiro é conhecida por atrair diversos turistas à região, especialmente no verão, movimentando o mercado local e promovendo o desenvolvimento socioeconômico do município.
Foto: Governo de Sergipe