logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

PL apresentado por Luciano Pimentel estabelece obrigatoriedade do atendimento preferencial para autistas 

 
Foi lido no plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 27, o Projeto de Lei 32/2019, de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel, que determina a obrigatoriedade do atendimento preferencial para autistas em órgãos públicos e estabelecimentos privados de Sergipe.
 
Em conformidade com a Lei Federal nº 12.764/2012, que considera o autismo com deficiência para todos os efeitos legais, a propositura apresentada pelo parlamentar estabelece que os locais em questão fixem uma imagem do laço quebra-cabeça,  símbolo mundial da conscientização do Transtorno de Espectro Autista (TEA), nas placas de atendimento preferencial.
 
Ainda de acordo com o PL, terão preferência de tramitação, que não poderá ser superior a 60 dias, nas instituições estaduais as solicitações de benefícios instituídos por lei para àqueles que nasceram com o TEA. 
 
“A luta em defesa dos autistas será uma bandeira prioritária em nosso mandato, porque entendemos que o autismo ainda é visto com preconceito pela sociedade e não há uma fiscalização efetiva dos direitos conferidos às pessoas que estão dentro do espectro. Nosso objetivo é ser a voz desta parcela da população e assegurar que suas garantias constitucionais, previstas em lei, sejam respeitadas”, enfatiza Pimentel.
 
Segundo o texto, a não observância ou descumprimento da Lei por servidor público estadual, acarretará em responsabilização por sua conduta faltosa nos termos do art. 277 e seguintes da Lei nº 2.148/1977 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis de Sergipe). 
 
Já os estabelecimentos privados que não cumprirem a determinação ficam sujeitos à multa de 500 UFP/SE (quinhentas unidades fiscais padrão do Estado) e de 1.000 UFP/SE a cada registro de reincidência.
Texto e foto: Ascom Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo