Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

Os deputados estaduais voltam a se reunir, em ambiente misto, na manhã desta terça-feira (18) em mais uma sessão remota, por conta do novo coronavírus (COVID-19). Na tarde dessa segunda-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), em entendimento entre os líderes da situação e da oposição, definiu a pauta de votação para a sessão deliberativa de amanhã.

De autoria do deputado estadual Zezinho Sobral (PODE) será apreciada e votada a Moção de Aplausos para o Hospital de Cirurgia, na pessoa de sua atual gestora/interventora judicial Márcia Guimarães; de autoria do deputado Doutor Samuel (Cidadania) será apreciada uma Moção de Apelo ao Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, a fim de anular a Medida Provisória 995/2020, que dispõe sobre Medidas para Reorganização Societária e Desinvestimentos da Caixa Econômica Federal e de suas Subsidiárias.

Indicações

Também serão apreciadas e votadas indicações de autoria do deputado estadual Ibrain Monteiro (PSC). Na primeira delas ele solicita ao governador, que promova a inclusão no rol de liberação da fase “Laranja”, direcionada a atividade de treinamento de desporto, a vaquejada, por se tratar de atividade que gera renda para muitas famílias

Em outra indicação Ibrain solicita ao governo que viabilize, através da secretaria de saúde do Estado e secretaria geral de Governo, com os processos licitatórios necessários, a aquisição de aparelhos para monitoramento de temperatura, objetivando a distribuição para todos os asilos de Sergipe.

Ibrain também faz um apelo ao governo, em outra indicação, para a compra de aparelhos auditivos, para serem distribuídos no município de Lagarto; o parlamentar também solicita, em mais uma indicação, os processos licitatórios para a aquisição de um ônibus destinado à coleta de doação de sangue em Sergipe;

Por fim, em outra indicação que será apreciada amanhã, Ibrain Monteiro apela ao governo do Estado a liberação de recursos para a APAE do município de Lagarto, valores estes que devem ser destinados a prevenção da covid-19.

Doutor Samuel

De autoria do deputado Doutor Samuel será apreciada e votada uma indicação onde ele solicita ao governo, através do diretor-presidente do DER o recapeamento asfáltico da estrada que liga o trevo de acesso ao povoado Pindoba, seguindo pelos povoados Mundeú da Onça, Fazendinha, Flor do Brejo, Sítio São José, Tiririca, Alto de Santo Antônio, finalizando no treco do povoado Betume, todos no município de Neópolis.

Em outra indicação Samuel Carvalho solicita ao governo, através do Comando da Polícia Militar, que se viabilize o patrulhamento e renda ostensivas no bairro Ponto Novo, em especial na rua Santa Bernadete.

Goretti Reis

De autoria da deputada estadual Goretti Reis (PSD) será apreciada uma indicação onde ela apela ao governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, a viabilidade na divulgação do boletim diário contendo a evolução dos pacientes internados com diagnóstico de COVID-19 para os familiares, na Rede Hospitalar do Estado.

Em outra indicação, também de Goretti Reis, a parlamentar solicita ao governo de Sergipe que toda a estrutura montada para atender os casos de COVID-19 sejam incorporados ao Sistema de Saúde, pós-pandemia, objetivando minimizar a deficiência de leitos hospitalares na rede de serviços do Estado.