Na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta quarta-feira (7), o deputado Paulo Júnior (PV) usou a Tribuna para cobrar melhorias no abastecimento de água no estado e questionar a situação dos ônibus do transporte público em Aracaju.
Críticas à Iguá Saneamento e intermitência no abastecimento
Desde o dia primeiro de maio, a Iguá Saneamento assumiu o fornecimento de água em Sergipe. No entanto, o deputado afirmou que seu gabinete tem recebido diversas reclamações sobre a descontinuidade do serviço em vários municípios.
“Não serei demagogo a ponto de exigir a solução de todos os problemas em apenas sete dias, mas estamos falando de cidades onde o abastecimento já existia e agora está irregular”, destacou. Entre os municípios citados estão Laranjeiras, Graccho Cardoso e Nossa Senhora das Dores, onde moradores relatam falta de água constante, mesmo sendo cobrados pelo serviço.
Paulo Júnior lembrou que votou contra a privatização da Deso, ao lado dos deputados Georgeo Passos (Cidadania), Linda Brasil (Psol), Marcos Oliveira (PL) e Chico do Correio (PT), por acreditar que a medida não resolveria os problemas estruturais. “Não me arrependo de ter votado contra. O Governo garantiu que a Iguá traria melhorias, e agora o povo sergipano precisa ver água de qualidade nas torneiras”, afirmou.
Fiscalização da frota de ônibus em Aracaju
Outro tema abordado pelo parlamentar foi a fiscalização dos ônibus que circulam na Grande Aracaju. Ele citou reportagens da imprensa que revelaram veículos acima do tempo de vida útil (12 anos) em operação, contrariando decreto da prefeita Emília Corrêa.
“A prefeitura notificou as empresas e recolheu alguns ônibus, mas queremos saber se todos estão em condições seguras e regularizados”, disse. O deputado anunciou que notificará o Consórcio Público Metropolitano de Transporte para que envie à Alese os laudos de vistoria dos veículos e documentação de licenciamento anual da frota.
“Se motoristas de aplicativo precisam licenciar seus carros, as empresas de transporte também devem cumprir a Lei. Só teremos um serviço de qualidade após uma licitação transparente, que hoje está judicializada”, criticou.
Compromisso com a fiscalização
Paulo Júnior encerrou reforçando que sua bancada continuará monitorando tanto a atuação da Iguá Saneamento quanto a situação do transporte público. “Não vamos aceitar descaso com o povo sergipano. Água e mobilidade são direitos básicos”, finalizou.
Foto: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese