Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
“O Papel da Mulher Contemporânea”, esse foi o tema da palestra ministrada pela médica Paula Saab, especialista em mastologia. O evento foi uma promoção da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), em celebração ao Dia Internacional da Mulher, e ocorreu no plenário da Casa na manhã desta quinta-feira, 12 de março.
Na sua exposição sobre o tema, a médica, que é mastologista pelo Hospital Siro Libanês, especialista em gestão de atenção à saúde pela FDC/University of Cambridge e responsável pelo serviço de mastologia do Hospital Primavera, discorreu sobre a história da mulher desde a antiguidade até a contemporaneidade, onde pontuou sobre as lutas e conquistas pelo seu espaço na sociedade e no mercado de trabalho.
Paula Saab também destacou a importância de a mulher cuidar da saúde física e emocional, e tocou em temas como sobrepeso (obesidade), câncer de mama, e empoderamento. Ressaltou ela que manter a saúde diante do corre-corre no dia a dia não é uma tarefa fácil, porém o parar para se cuidar é essencial.
A mastologista apresentou dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e alerta que novos casos de câncer nas mulheres aumentaram no Brasil, atingindo o total de 59 800 casos de câncer de mama, sendo o total de 16.400 casos somente de câncer de colo de útero. “Recebo pacientes que falam que não fizeram exames por infinitas justificativas, como a falta de tempo do corre-corre. Razão de a cobertura mamográfica no Brasil ser de apenas 24,3 %. A prevenção de morte não diminui no país, importante a mulher se alertar para a realização de exames”, esclareceu Saab. Os dados apresentados se referem aos anos de 2018 a 2019.
Na opinião da deputada Goretti Reis (PSD), que é a presidente da Procuradoria da Mulher, ao longo dos anos muitas mulheres, mesmo às anônimas, contribuíram muito para que mudanças acontecessem, galgando diretos ao longo dos anos. Enfatizou ainda que a mulher de hoje, moderna, tem uma vida atropelada, dividida entre as atividades de lar e do trabalho.
“Cobramos muito das mulheres, temos que ser boa profissionais, boas mulheres, boas mães, mas, precisamos ser mulher como pessoa, com tempo de laser, de fazer atividade física e até de ter uma boa alimentação. Quanto aos homens, eles devem ser participativos nas atividades das mulheres, eles têm de romper esse paradigma de machismo, de entender que as tarefas do lar sejam só das mulher. Esse compartilhar irá contribuir para uma sociedade saudável, a gente quer conquista mas também qualidade de vida”, defendeu Goretti.
Ao final da palestra todas as mulheres que participaram da palestra foram agraciadas com flores, o ato de respeito e admiração pela mulher foi ofertado pelo presidente da Casa Legislativa, deputado Luciano Bispo (MDB).
Foto: Jadilson Simões