Pastor Gerson Vilas-Bôas é o mais novo sergipano

Por Luciana Botto- Rede Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), através  da Resolução nº 31/2019 de autoria do deputado Zezinho Sobral, aprovou por unanimidade a concessão de Título de Cidadania Sergipana ao Pastor Gerson Vilas-Bôas. A Sessão Especial para a entrega da honraria foi realizada na tarde desta sexta-feira,01, no plenário Pedro Barreto de Andrade, com a presença de familiares, amigos e autoridades.

A solenidade foi  marcada com a apresentação musical do Quarteto Betel de Aracaju, o Hino Nacional e os parabéns pela passagem do aniversário do homenageado, executado pela banda de músicos do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.

Para o autor da propositura, o deputado Zezinho Sobral, a cidadania trata-se de uma justa homenagem.  “Fico muito honrado e feliz de estar integrando esta Casa, e de ter tido a oportunidade de fazer a propositura que concede a certificação. Um baiano que muito orgulha a Bahia, mas que agora também vai ter a oportunidade de ser reconhecido por Sergipe”, justificou o deputado acrescentando “Em Sergipe, Gerson criou sua família e construiu as suas bases políticas e religiosas. Um homem que prestou e ainda presta muita assistência a população do estado. É uma alegria imensa e um dia muito especial. É um reconhecimento do nosso povo, através dessa Casa e da importância desse homem para o Estado de Sergipe”

Em seu discurso, o homenageado ressaltou as riquezas intelectuais do estado,  a exemplo de Maria Thetis Nunes, Graccho Cardoso, Dom Luciano Cabral Duarte, entre outros, e agradeceu aos deputados pela aprovação da propositura da cidadania. Para o Pastor Gerson Vilas-Bôas, receber a cidadania sergipana no dia do seu aniversário é motivo de honra e alegria. “Agradeço a Deus, e a decisão dos deputados pelo encaminhamento da propositura de cidadão sergipano, em especial ao deputado Zezinho Sobral”, disse o Pastor.

Representando a família, Ester Vilas-Bôas, filha do homenageado, disse que o Título de Cidadania  é muito especial, uma vez que a família é bem aventurada. “Eu e minha irmã Rosa nascemos em Sergipe. O título carimba o amor que já existe há muitos anos”, justificou Ester acrescentando que o Pastor Gerson enquanto parlamentar federal e municipal sempre esteve a favor do povo sergipano, lutando pelas causas dos professores, dos aposentados, oferecendo projetos de alfabetização a exemplo do Alfa-lite, buscando melhorias para a população sergipana.

Trajetória Política

Iniciou a carreira política no ano de 1986, candidatando-se ao cargo de deputado federal  pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Suplente, ocupou no período de janeiro e agosto a vaga do deputado Acival Gomes, que na ocasião assumia a Secretaria de Obras, Transportes e Energia de Sergipe.

No ano de 2000, concorreu ao cargo de vereador  de Aracaju pelo PSC, sem obter êxito. Em 2004 candidatou-se mais uma vez ao cargo de vereador pelo PSB e obteve a suplência. Em 2006, filiou-se ao Partido Verde disputando ao cargo de deputado estadual. De volta ao PMDB, no ano de 2008, candidatou-se a vereador de Aracaju e não foi eleito.

Um pouco sobre o homenageado

Gerson Vilas-Bôas é natural de Lage na Bahia, nascido no dia 1º de novembro de 1934, filho do casal Manoel Marcelino Vilas-Bôas e Rosa Peixoto Vilas-Bôas. Casado com Nádia Vilas-Bôas, pai de Ester e Rosa Vilas-Bôas.

Estudou Teologia no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, foi diretor do programa “Voz Batista de Sergipe, na Rádio Liberdade.

Nomeado pastor da Igreja Betel, em Aracaju Pastor Gerson foi presidente da junta executiva da Convenção Batista de Sergipe e membro da junta administrativa do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil e tesoureiro da União de Ministros Evangélicos de Aracaju.

Cursou Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco. Foi professor de Organização Social e Política do Brasil e Educação Moral e Cívica a convite da Secretaria de Educação e Cultura de Aracaju. Também foi professor de psicologia do Seminário Teológico Evangélico Batista Nacional em Belo Horizonte. Diplomado em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe com especialização em orientação educacional. Pós- graduado em informação ocupacional pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro e em psicologia, pela Faculdade de Educação da UFS. Também foi professor de metodologia do ensino na Faculdade Pio X, em Aracaju.

Pastor Gerson foi presidente do diretório regional da Sociedade Bíblica do Brasil, lecionou psicologia e biblioteconomia  na Universidade Tiradentes. Presidente da União dos Ministros Evangélicos de Sergipe.

Fotos: Ascom Parlamentar