Por Luciana Botto – Rede Alese com informações Pfizer
Com o objetivo de viabilizar os serviços de parto humanizado no município de Tobias Barreto, no Hospital São Vicente de Paulo, o deputado estadual Dilson de Agripino (PPS), sugeriu através de Indicação nº 216/2019 ao Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, a implantação do método natural de partos, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A medida, atende a reivindicação da população de Tobias Barreto e toda a região do Vale do Rio Real.
Em justificativa, o parlamentar considera a proposta, por entender que o parto normal é de baixa complexidade e risco, dentro de uma perspectiva menos medicalizada e hospitalar, entendendo tanto a mulher quanto o bebê numa visão mais humana e acolhedora. “Um método mais saudável para a mulher e de recuperação mais rápida”, pontuou Dilson de Agripino.
De acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) nos hospitais privados, cerca de 85% das mulheres fazem parto cirúrgico, e o Brasil lidera o ranking dos países da América Latina em cesarianas. A OMS recomenda que, no máximo, 15% dos partos sejam cesarianas.
Sobre parto normal e parto humanizado para a saúde da mulher
Parto natural: é aquele em que não há nenhuma intervenção médica e pode ser realizado em casa, em uma casa de parto ou no hospital, e contará com um médico somente se for necessário.
Parto humanizado: é feito no ambiente hospitalar, com a presença de um médico, em meio a pouca luz e silêncio, e conta com a participação do pai para acalmar e acompanhar a gestante na hora do parto.
Foto: Divulgação/Internet