Parlamento Jovem Brasileiro apresenta mudanças na edição 2020

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Diante das medidas tomadas em todo o Brasil para evitar o contágio e a propagação da Covid-19, a organização do programa Parlamento Jovem Brasileiro comunicou algumas mudanças quanto ao processo de  seleção e  realização da 17ª edição de 2020.

Entre as mudanças, destaque para a extensão do prazo de inscrições no programa, que agora vai até o dia 30 de junho. Também, os critérios de idade para a seleção foram redefinidos: podem participar do PJB 2020 os jovens nascidos entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2004.

Para minimizar a ausência do apoio escolar aos estudantes na preparação de seus projetos de lei, o Parlamento Jovem Brasileiro vai disponibilizar novos conteúdos pedagógicos em seu site oficial e também em suas redes sociais, visando a reduzir o impacto causado pela ausência das  orientações dos professores nessa etapa.

Calendário

Como forma de zelar pela saúde e integridade dos 27 coordenadores  e dos  78 jovens de todos os estados do país que se reúnem para a realização da Jornada Parlamentar, a etapa presencial, antes prevista para setembro de 2020, também foi adiada.
Um novo calendário detalhado está em processo de finalização e  já prevê  que parte dos trabalhos dos deputados jovens serão feitos à distância, por meio de ferramentas virtuais que já são utilizadas pelos próprios deputados federais.

A organização informou que a  ida dos selecionados a Brasília acontecerá em data ainda a ser definida, quando as recomendações de isolamento social forem totalmente suspensas.

Parlamento

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados, dirigido a estudantes do ensino médio de todo o Brasil.

O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

Inscrições
Para participar da 17ª edição, o estudante precisa enviar a inscrição por meio da ficha eletrônica disponível no site da Câmara. Além disso, é preciso fazer, no local indicado na ficha de inscrição, o upload do projeto de lei de sua autoria e de toda a documentação necessária, conforme previsto no Guia do PJB 2020.

Mais informações estão disponíveis na página do PJB na internet; na fanpage do Facebook, pelo perfil do PJB no Instagram, ou ainda pelo Disque Câmara: 0800 619 619.

Foto: Câmara dos Deputados – Arquivo