Parlamentar repudia falas transfóbicas do deputado federal Nikolas Ferreira

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

A deputada Linda Brasil  (PSOL) usou o seu pronunciamento na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para repudiar as falas transfóbicas feitas pelo deputado Federal Nikolas Ferreira (PL-MG)  durante a sessão plenária da Câmara Federal realizada na quarta-feira (8),  dia Internacional da Mulher.  A parlamentar pediu mais respeito para a comunidade LGBTQIA+ e mulheres, e também enfatizou que o parlamento é um lugar de democracia e liberdade.

“A bancada do PSOL juntamente com outros partidos pediu a investigação do caso. A mesa diretora  Câmara Federal afirmou que vai abrir uma investigação interna”, disse a deputada Linda Brasil.

A deputada lembrou ainda que, este tipo de fala contribui para o aumento da violência contra pessoas trans. “É muito triste ver um parlamentar usar a sua visibilidade para a atacar a comunidade LGBTQIA+ e estimular o comportamento violento. Por isso, é necessário  denunciar e repudiar este tipo de atitude”, destacou.

O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo,  de acordo com o relatório de 2022 da Transgender Europe (TGEU), que monitora dados globalmente levantados por instituições trans e LGBTQIA+.

Ainda de acordo com o estudo, o Brasil se mantém nesta posição há 14 anos. O país tem maior número total de homicídios de pessoas travestis e transexuais. Ao todo, 131 indivíduos foram mortos no país em 2022.A maioria das vítimas tinha entre 18 e 29 anos, próximo à expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil, 35 anos.

“O parlamentar não pode usar a imunidade para destilar este discurso de ódio que tenta desqualificar qualquer pessoa”, declarou a parlamentar.

Finalizando o pronunciamento,  Linda Brasil falou que foi a primeira deputada estadual trans eleita na Alese e também a primeira vereadora trans na Câmara de Aracaju . Ela também destacou que é a primeira vez na história que a Câmara Federal tem duas deputadas eleitas que são trans e travestis; Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG)

Dados: Transgender Europe (TGEU)

Foto: Jadilson Simões/ Agência Alese