logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Para Maria, “valorização do próximo” é o caminho para superação da violência

Ao destacar a relevância da reflexão proposta este ano pela Campanha da Fraternidade, a deputada Maria Mendonça (PP), considerou urgente a necessidade de união da sociedade civil em torno do enfrentamento à violência. “Quando cada indivíduo for capaz de respeitar o outro apesar das diferenças, veremos a redução da criminalidade”, pontuou a parlamentar, autora do Requerimento da palestra do padre José Lima Santana, que falou na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta quinta-feira (15), sobre a Campanha da Fraternidade que traz como tema ‘Fraternidade e Superação da Violência’, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).

Em sua fala, Maria Mendonça exemplificou a gravidade do problema da segurança pública com a realidade do município de Itabaiana, “onde 26 assassinatos já foram registrados este ano”. A maior parte desses crimes, observou Maria, vitimou jovens que tinham envolvimento com o tráfico de drogas. “É inaceitável continuar insensível ao massacre da nossa juventude”, frisou a deputada, ao ressaltar a necessidade de coibir a entrada de armas e entorpecentes “fechando as fronteiras do Estado que estão escancaradas”.

Maria Mendonça também demonstrou preocupação com as desigualdades sociais que, no seu entendimento, “alimentam o ciclo da violência, impedem a construção de uma cultura de paz e a compreensão de que somos todos irmãos, como propõe a Igreja no lema da Campanha da Fraternidade desse ano”. Para a deputada, é preciso efetivar políticas públicas de acesso à educação, por exemplo. “Estamos vivendo o caos porque não se prioriza a educação, mas sabemos da força que ela tem para transformar a vida do cidadão”, disse.

“Neste período da quaresma”, segundo Maria, é igualmente importante “refletir sobre a valorização e o fortalecimento da família”. A deputada lembrou que o seio familiar tem um papel fundamental no combate à violência por ser um espaço de formação do cidadão. “Não podemos continuar indiferentes. Essa é uma oportunidade para que cada um possa pautar a sua vida na fraternidade e na justiça, valorizando o próximo e tendo um compromisso mútuo de lutar contra essa chaga avassaladora da criminalidade”, concluiu.

 

Foto: Jadilson Simões

Por Assessoria Parlamentar

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo