logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Para Maria Mendonça, termoelétrica representa um grande avanço para Sergipe

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) participou hoje (27) de visita a área onde está sendo construída a maior usina termoelétrica da América Latina, no município de Barra dos Coqueiros. Antes de ir a campo, senadores, deputados, prefeitos e outras autoridades, ouviram, por cerca de uma hora e meia, diretores da General Eletric (GE) e da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) falar sobre o investimento, expectativas e como o empreendimento gerará energia, a partir do gás natural.

“A Usina Termoelétrica Porto de Sergipe será responsável por converter gás natural em energia elétrica com a utilização de tecnologia de ponta e com turbinas a gás HA e uma turbina a vapor”, explicou Pedro Litsek, presidente da Celse, ressaltando ser o primeiro empreendimento no Brasil a ganhar esse modelo de turbinas HA, que foi contemplado com o Guinness World Records, devido a grande eficiência em converter energia do combustível em eletricidade.

Após ouvir a explanação, Maria disse estar convencida de que se trata de um investimento que impulsionará Sergipe para um futuro bastante promissor, consolidando-o como produtor de energia. A deputada lembrou que o Estado já produz, também, gás natural, energia hidroelétrica e eólica, além de etanol e biomassa. “É o menor Estado da Federação recebendo uma termoelétrica com potência de 1551,64 MW (mega whatss) e que gerará energia limpa”, disse, observando ser um importante atrativo para investidores que pensam em se instalar no Estado. “Sem contar que é uma obra que vai beneficiar todo o Nordeste”, salientou.

Sobre a termoelétrica – A previsão de investimento na obra (recursos próprios) é de  R$  5 bilhões. Pela sua estrutura, é considerada a maior da América Latina. A implantação do complexo, denominado de Governador Marcelo Déda teve início em agosto de 2016. Estima-se que a fase de teste e comissionamento comece no início de 2019 para que em janeiro de 2020 esteja pronta para, comercialmente, fornecer energia.

Texto e foto: Por Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo