logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Para facilitar captação de sangue, Maria sugere que propositura seja implementada

Por Assessoria da Parlamentar

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) apelou ao Governo que faça valer o que preceitua a Indicação 467/2020, aprovada em setembro passado pela Assembleia Legislativa. A propositura, de autoria da parlamentar, sugere a implantação do Programa intitulado “Com o Hemóvel, o Hemose chega até você”, a ser executado pelo Estado, tendo como estrutura um automóvel devidamente equipado para garantir a coleta sanguínea de doadores em qualquer parte de Sergipe.

O apelo de Maria é respaldado na convocação feita pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para que a população ajude a manter os estoques de sangue visando atender as demandas diárias. “Li em diversos meios de comunicação, uma fala atribuída à enfermeira Florita Aquino, que é gerente de Coleta do Hemocentro de Sergipe, relatando a necessidade, considerando que todos os dias dezenas de pessoas necessitam de sangue, seja para tratamentos ou para cirurgias de média e alta complexidade”.

Essa baixa no estoque, ressaltou Maria Mendonça, seria resolvida colocando em prática o Hemóvel, já que o veículo adaptado circularia por todo o Estado, inclusive nos lugares mais longínquos, coletando sangue de doadores que têm boa vontade, mas nem sempre conseguem se deslocar até Aracaju para concretizar a doação. Essa dificuldade, muitas vezes é de ordem financeira, pois nem sempre dispõem de recursos para custear o transporte, por exemplo”, disse a deputada, que há anos tenta fazer com que essa ideia seja implementada.

De acordo com o próprio Hemose, na primeira quinzena deste mês, foram registrados 1.090 atendimentos e 859 doações de sangue, uma média de 70 doações/dia. O número, segundo a equipe técnica da instituição, está abaixo do necessário, para atender às solicitações que chegam. “Estamos tratando de vida humana. Doar sangue é garantir o direito à vida”, alertou Maria.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo