Palestra realizada na Alese destaca fatores de risco nas mudanças climáticas

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Nesta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Grande Expediente da Sessão Plenária foi marcado pela realização de palestra sobre os  riscos derivados das mudanças climáticas. Requerimento de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade (PSD), o evento faz consonância com o  Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas – que foi celebrado no dia 16 de março –  e com o Dia Mundial da Água, a ser celebrado no próximo dia 22.

A palestra foi conduzida pela representante da ONG Climáticas Reality Project Brasil, a bióloga e mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Gabriela Tupy. Na exposição, destacou a palestrante apresentou dados do relatório Groundswell (2021).  Entre os pontos, destacou  que o aquecimento global aumenta os riscos para pessoas que já vivem em regiões de conflitos e instabilidade, levando a mais deslocamentos e, muitas vezes, diminuindo as possibilidades de retorno.

Segundo a estimativa do relatório, até 2050, o planeta terá 216 milhões de refugiados do clima em todo mundo. Na América Latina serão 17 milhões. “Este número é muito alto. Essas pessoas são obrigadas a sair das suas localidades e migrar para outras regiões ”, destacou a palestrante.

Desastres relacionados às mudanças climáticas podem acentuar a pobreza. “A insegurança alimentar e o acesso a recursos naturais, a infraestrutura das cidades, a economia, a sociedade  levando à instabilidade e à violência”, destacou a palestrante Gabriela Tupy.

A representante também trouxe os impactos das mudanças climáticas para a realidade sergipana. De acordo com o estudo Castelhano e Pinto (2021), ‘Tendências e Alterações Climáticas no Estado de Sergipe, os municípios como de   Aracaju, no litoral, Poço Verde; Propriá e Itabaianinha, são os que mais enfrentam as mudanças climáticas.

O deputado Georgeo Passos

“Na última década houve um aumento de 1,5 grau Celsius e queda na quantidade de chuvas”, falou a bióloga Gabriela Tupy.

A palestrante destacou a importância de falar sobre as mudanças climáticas na Alese e também outros espaços de discussão. “As decisões tomadas em espaços como este podem influenciar diretamente na vida da população. É importante lembrar que a sociedade civil faz parte deste processo e pode contribuir na redução de danos ao meio ambiente”, declarou.

Ainda durante a palestra, os deputados Georgeo Passos destacou a importância da população no Fórum Sergipano de Mudança Climáticas. “É preciso pensar no meio ambiente agora, para que as futuras gerações tenham uma melhor qualidade de vida”, declarou o parlamentar Georgeo Passos.

“É preciso educar a população sobre as mudanças climáticas. E um bom momento para isso é a participação no Fórum de Mudanças Climáticas”, falou a deputada Linda Brasil.

A deputada Linda Brasil

Foto: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese