Palestra em comemoração aos 80 anos do Serviço Social é realizada na Alese

Em comemoração aos 80 anos do Serviço Social no Brasil, Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) foi palco da palestra “A atuação do assistente social nas políticas públicas em Sergipe”, em grande expediente na manhã dessa quinta-feira, (12).

O objetivo foi debater as políticas sociais no Estado de Sergipe. A iniciativa é uma ação do Conselho Regional de Serviço Social (CRSS) – 18ª – Região Sergipe, juntamente com a deputada estadual e autora do requerimento, Ana Lúcia.

Anselmo Menezes, Josiane Soares, Luciano Bispo e Itanamara Guedes. Foto: Jorge Henrique

A conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFSS), Josiane Soares, falou um pouco sobre a profissão. “Os profissionais do serviço social se comprometem com as necessidades da população e com isso, fazem parte ativamente dos processos da sociedade. Nosso dialogo é com os movimentos sociais e sindicais, é com esses grupos que nós nos relacionamos. Temos também uma luta constante pela criação dos direitos da população, o que é parte do nosso compromisso ético. É necessário darmos visibilidade às problemáticas presentes no dia-a-dia da nossa categoria, a exemplo da falta de estrutura para exercermos nossa atividade profissional”.

Para a presidente do CRSS – 18ª – Região Sergipe, Itanamara Guedes, os assistentes sociais trabalham nas políticas sociais contribuindo para a viabilização dos direitos sociais, ajudando o cidadão a entender os seus direitos.

“O serviço social, nesse processo democrático, tem como princípio a defesa da liberdade, dos direitos humanos e da universalização dos direitos sociais e da cidadania. Estamos aqui para dizer que na conjuntura política atual, temos uma elite conservadora que não expressa a real população brasileira, hora nenhuma eles estão pensando na sociedade, ele priorizam apenas o que é de interesse deles. Um Estado de Direito ameaçado, não garante as prerrogativas da nossa categoria, nossa campanha, defende também as políticas sociais como um todo”, afirmou a presidente Itanamara.

Ana Lúcia entrega placa a Itanamara Guedes. Foto: Jorge Henrique

Foram entregues placas em homenagem aos representantes da categoria: a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRSS) – 18ª, Itanamara Guedes, a conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFSS), Josiane Soares e o diretor do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe, Anselmo Menezes.

Ao final da palestra, foi aberto espaço para questionamentos e dúvidas do público presente.

Por Tìffany Tavares e Camila Ramos – Agência Alese de Notícias