Palestra debate tipos de câncer que acometem as mulheres

Na manhã dessa quinta-feira (09), durante o grande expediente da sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Sergipe, ocorreu a palestra “Saúde da mulher – visão oncologista”, com o médico Nivaldo Vieira. O evento, proposto pela deputada estadual Sílvia Fontes (PDT) faz partes das atividades em homenagem ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, comemorado no dia 28 de maio.

De acordo com o oncologista Nivaldo Vieira, esse tipo de discussão esclarece sobre o acometimento do vários tipos de câncer, quais as medidas de prevenção e educação devem ser tomadas inclusive em nosso estado de Sergipe.

O médico revelou ainda que nas mulheres, o campeão é o câncer de mama. O segundo, que mais atinge em Sergipe, é o de colo de útero, incomum nos países desenvolvidos e mais comuns nos países subdesenvolvidos “É um câncer raro, mas altamente prevenível. Nós temos uma nítida divisão entre os pacientes conveniados, nos quais quase nunca vemos este câncer. Já nos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o câncer de colo de útero é o mais frequente nas mulheres”, detalhou.

Foto: César de Oliveira

Para o palestrante, a divisão social é muito clara e grave. “De um lado pessoas ricas e bem informadas, que fazem exames preventivos, que fazem higiene pessoal e de outro lado, pessoas desinformadas afastadas do sistema de saúde, das formas de prevenção. Isso é muito grave. Alguma coisa precisa ser feita”, finalizou.

A palestra contou com a presença do grupo “Mulheres do Peito”, representado por Sheila Galba e do projeto “Acalanto Sergipe”, com sua presidente Célia Vieira.

Por Camila Ramos e Tiffany Tavares – Agência Alese de Notícias