Palestra debate piso salarial da Enfermagem

Por Stephanie Macêdo

‘O protagonismo da Enfermagem em Tempos de Crise e suas Lutas Históricas’, esse foi o tema da palestra de hoje (20), realizada no plenário do Poder Legislativo em atendimento ao Requerimento de nº 473/20, da deputada Goretti Reis (PSD). A enfermeira, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros e do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, Shirley Marshal Diáz Morales, foi convidada para abordar sobre a pauta.

O presidente  do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), Conrado Marques, também participou da exposição.  Segundo destacou Conrado, o total de enfermeiros no Brasil chega a 2,5 milhões. Já o estado de Sergipe tem mais de 27 mil profissionais de Enfermagem, que compõem mais da metade dos trabalhadores de Saúde na linha de frente do combate à pandemia de covid-19. São 7.223 enfermeiros registrados, 14.157 técnicos e 6.349 auxiliares de Enfermagem.

Presidente do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), Conrado Marques.

“Senhores deputados, enquanto o mundo parou e temeu com a pandemia, nós seguimos e permanecemos até hoje na linha de frente contra a Covid-19”, destacou Conrado, salientando que a classe, apesar do alto nível de contaminação, vem seguindo, ininterruptamente, o enfrentamento da pandemia, mesmo diante dos grandes desafios, como a falta de recursos materiais como a de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sobrecargas de trabalho, entre outros situações

“Deputados, não estamos pedidos aumento de ganhos já conquistados, não. Estamos pedindo um ganho. O piso salarial é constitucional, o artigo 5º, inciso 7º, versa sobre a complexidade do labor. A extensão do nosso trabalho vai desde o nascimento até a morte”, frisou.

Tramita para votação no Senado Federal, o Projeto de Lei nº 2564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato, que cria o Piso Salarial Nacional para a Enfermagem, sendo, para enfermeiros, o valor de R$ 7.315,00; técnicos de enfermagem, R$ 5.120,00 e auxiliares de enfermagem, R$ 3.657,00.  Os valores correspondentes a uma jornada de 30 horas semanais de trabalho.  Empresários do setor da saúde pressionam para que não seja aprovado, justificam aumento de despesas no orçamento.

A deputada Gorretti Reis frisa ser  lamentável que, após anos de luta, bem como após tamanha dedicação para a assistência, principalmente no atual momento pandêmico e crítico, que a Enfermagem precise encontrar e enfrentar ainda mais obstáculos para alcançar o que é digno e seu por direito. “A gente sabe que há uma luta no congresso por mais de 20 anos, espero que agora conquistamos esse desafio”, declarou.

A enfermeira, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros e do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, Shirley Marshal Diáz Morales.

A enfermeira, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros e do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, Shirley Marshal Diáz Morales, lembra que esta quinta-feira (20) é o Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e marca o encerramento da Semana da Enfermagem.

Na ocasião da exposição, um vídeo com relatos do dia a dia dos  técnicos e auxiliares de enfermagem de Sergipe e de reivindicações foi apresentado. Vestidos com camisetas na cor preta, eles protestam: “luto pelas perdas de direitos”, e pedem regularização do piso e das 30 horas.

Os profissionais da Saúde também parabenizaram  a Casa Legislativa pela Moção de Apoio 42/2021, de autoria da deputada Goretti, que pede a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020. A Moção foi aprovada por todos os deputados estaduais.

Durante sua exposição, a enfermeira Shirley ressaltou que manifestação se reveste da  importância da classe  e especialmente durante a pandemia, já que enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem permanecem na linha de frente dos hospitais, tratando de pacientes com covid-19, ao lado de médicos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde.

Fotos: Jadilson Simões