Pacientes dizem na Alese que aguardam há anos por exames e cirurgias

Na manhã desta terça-feira, 7, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe aconteceu a discussão da criação da Câmara de Resolução de Litígios da Saúde. Essa é uma medida que vem sendo defendida pela Defensoria Pública do Estado e pela presidente da Comissão de Saúde da Alese, a deputada estadual Silvia Fontes, autora da indicação do evento.

Na oportunidade, o defensor público Saulo Lamartine, coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos da Saúde da Defensória Pública do Estado de Sergipe foi o palestrante do tema; Construindo o SUS com a Defensoria Pública do Estado de Sergipe: A Câmara de Resolução de Litígios da Saúde – CRLS. Também estavam presentes no plenário alguns pacientes que aguardam que seus problemas de saúde sejam encaminhados e resolvidos.

Para Ducilene Rodrigues, paciente que faz hemodiálise há mais de quinze anos, é preciso ser tomada uma decisão concreta para que o problema seja resolvido. “Espero que essas questões sejam resolvidas, porque até 2008 tinha o transplante dos rins aqui em Sergipe, inclusive eu tenho uma sobrinha que é compatível comigo, fez os exames e se ofereceu para doar e quando estava tudo certinho e encaminhado para fazer o transplante ela desistiu. Então desse período em diante suspenderam o transplante aqui em Sergipe. Estou escrita em São Paulo, no Hospital das Clínicas, além de ser muito distante, o custo também é muito alto. Para nós aqui no estado seria muito bom se voltasse a fazer os exames, com toda a aparelhagem e os medicamentos adequados, seria ótimo”.

José Henrique dos Santos, 45, tem uma doença infecciosa grave, e aguarda há anos uma solução para que seus exames e cirurgia sejam feitos. “Muitas das vezes fico ansioso e preocupado, pois sofro com dores e preciso de uma resposta do poder público para que possa ser encaminhado o mais rápido possível para a mesa de cirurgia. Hoje, posso dizer que não tenho qualidade de vida, e sonho em ter em breve essa qualidade na minha vida”.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões