logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

“Paciente internado no Hospital tem que fazer exames fora”, denuncia Antônio dos Santos

O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (29), para denunciar que já encontrou dois casos onde o paciente está internado no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e é orientado a fazer exames fora daquela unidade de Saúde e depois retornar com os resultados. O parlamentar vê o fato como “absurdo” e já promete questionar ao secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima, nesta quarta-feira (30), quando o mesmo estará na Alese fazendo a prestação de constas do quadrimestre, atendendo a um dispositivo constitucional.

Antônio dos Santos revelou que passou a manhã do último domingo (27) no Hospital e que se deparou com algumas situações difíceis de não questionar. “Não tenho o costume de fazer denúncias, mas vi dois casos essa semana de algo que não concordo e que tenho que denunciar. O paciente internado no Hospital João Alves (HUSE), e por aí você já vê que a pessoa não está bem de saúde, e lá dentro o médico fez a avaliação e prescreveu vários exames para a pessoa providenciar e depois retornar lá. Isso não está certo! O exame tem que ser feito dentro do hospital! O Estado tem que fazer o que for preciso e possível”, reclamou o deputado.

Em seguida, o parlamentar falou que vai levar este questionamento ao secretário Almeida Lima. “O paciente está internado dentro do hospital e tem que providenciar exames fora? Aí a situação extrapolou aquilo que nós poderíamos imaginar. Se for um exame mais caro, tem que fazer fora? E se o paciente tiver que ser removido de ambulância? Esse paciente não tem plano de Saúde e geralmente não tem condições de pagar uma ressonância. Temos que rever esse pacto com o SUS urgente”, disse, lamentando que os pacientes prejudicados são sempre pobres.

PLC

Já sobre o projeto de Lei Complementar nº 10/2017, de iniciativa do Governo do Estado, que trata do sistema previdenciário do Estado de Sergipe, o deputado Antônio dos Santos também externou sua preocupação, sobretudo com o servidor público. “Não tenho dúvidas que os deputados querem o melhor para o Estado, para os servidores. Agora, pelo histórico não muito distante, você vê esvaziarem um fundo sadio, sem problemas e com perspectivas de um futuro normal, aí a gente fica em alerta”.

“O sistema do Funprev é diferente do Finanprev e querem destruí-lo para migrar para um falido! Existe o ditado que se descobre um santo, para cobrir outro; aqui você não cobre nada! Não há consenso, os poderes estão se manifestando querendo ajudar. Aprova, gasta o dinheiro e depois? E o compromisso com o servidor? Não podemos matar os sonhos dessas pessoas. Não é justo e eu não quero deixar minha digital numa decisão difícil como essa! Fui servidor e sei que todos sonham com uma velhice tranquila”, completou o deputado.

Unale

O deputado aproveitou para anunciar que vai retardar sua viagem na quinta-feira (31), para participar da votação. Ele participará em Brasília (DF) da reunião da Executiva da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) que serão definidos os pontos da pauta para o exercício de 2018 e definir qual o Estado que sediará a próxima Conferência Nacional.

 

Da Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo