Por Aldaci de Souza
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), iniciou nesta terça-feira, 6, a campanha do Outubro Rosa e entre as ações está o encaminhamento das servidoras da Alese ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Caism, visando a realização de exames de mamografia.
De acordo com a coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da Alese, Rosimeire Santos, a parceria com o Caism se deu pela necessidade que a Casa sentiu em cuidar das servidoras e dependentes dos servidores.
“Será feito um encaminhamento através das assistentes sociais do Setor Médico da Assembleia para o Caism e lá elas farão a mamografia; se for necessário também farão outros exames, até terminar todas as mulheres que forem encaminhadas desde hoje (dia do agendamento) até o dia 16 de outubro”, explica.
As interessadas deverão comparecer à Diretoria de Atenção à Saúde (DIATS) da Alese, às segundas, quartas ou quintas-feiras, das 8h às 12h de 07 a 16/10, portando o RG, o CPF e o CARTÃO DO SUS. Devem ter no mínimo 40 anos de idade e ter feito exame de mamografia há mais de um ano, para que seja feito o agendamento.
Caism
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher é referência no atendimento às mulheres em Sergipe, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
É o único a ofertar, gratuitamente, desde a consulta especializada até o diagnóstico com exames específicos, contemplando a população com serviços que garantem qualidade e agilidade nos resultados, priorizando a humanização.
O público alvo são mulheres usuárias do Sistema único de Saúde (SUS), que necessitam de atendimento especializado para mastologia, ginecologia e pré-natal de alto risco, residentes nos municípios sergipanos.
O Caism conta com uma equipe completa de especialistas e realiza em média 2 mil atendimentos ao mês, a exemplo de consultas e exames.
Foto: Jadilson Simões