logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Outubro Rosa: Rodrigo Valadares destaca importância de prevenção 

Por Assessoria
 
 
O deputado estadual por Sergipe, Rodrigo Valadares (PTB), aproveitou a campanha do Outubro Rosa para chamar atenção à prevenção do câncer de mama, destacando que, no Brasil, a doença é a principal causa de morte por neoplasia maligna em mulheres.
 
 
“O número de mortes com relação ao câncer de mama é altíssimo no Brasil e a melhor forma de evitar esse quadro continua sendo os cuidados antecipados. O outubro rosa é a oportunidade que temos de focar nisso e lembrar da importância que tem a prevenção”, destacou.
 
 
Segundo o Ministério da Saúde, os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama estão ligados ao excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas. Evitando esses costumes, a chances de ter a doença reduz em até 28%.
 
 
O parlamentar lembra ainda que o diagnóstico precoce é essencial, através de exames preventivos, como a mamografia. “Quando diagnosticado logo, o câncer tem mais chances de cura. Por isso que temos sempre que incentivar que esse, e tantos outros exames, sejam realizados periodicamente”, disse.
 
 
Em tempos de pandemia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), houve queda de 70% na presença de mulheres em unidades hospitalares. Com isso, o número de mamografias também teve uma queda considerável, o que tem  preocupado especialistas.
 
 
“O medo de contrair a Covid-19 fez com que muitas mulheres deixassem de se preocupar com outros problemas de saúde que exigem cuidados sérios, como o câncer de mama. A campanha do Outro Rosa vem justamente para quebrar esse ciclo e lembrar: É preciso cuidar da saúde de modo geral e, por isso, não deixem de ir aos hospitais e de realizar os exames preventivos”, finalizou Rodrigo.
 
 
 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo