Outubro Rosa: programação especial será encerrada com exames preventivos

Até o  próximo dia 31  de outubro (quinta-feira), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe  (Alese), estará realizando ações voltadas a Campanha Mundial “Outubro Rosa” que acontecem em Sergipe por meio da  Lei nº 7.526/2012. O objetivo é conscientizar as pessoas quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, contribuindo para a redução da mortalidade.

A coordenadora PromuAlese,  Luana Duarte.

Na Lei, está prevista a Secretaria de Estado da Saúde, as Secretarias Municipais de Saúde, as Secretarias de Educação podem, no mês de “outubro”, disponibilizar suas estruturas físicas para a realização das atividades específicas.

Esta ação visa o esclarecimento de medidas preventivas e exames identificadores do câncer de mama, de colo do útero e outras patologias que acometem o público feminino. Para isso, no dia 30  outubro, a carreta da mulher estará no estacionamento da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), em frente a praça Fausto Cardoso. A ação organizada pela Procuradoria Especial da Mulher da Alese (PromuAlese) tem finalidade de realizar de exames voltados para a prevenção dos cânceres de mama e colo uterino.

“A carreta da mulher foi uma iniciativa da Deputada Maisa Mitidieri (PSD) em parceria com o governo do Estado, com o objetivo de proporcionar as nossas servidoras os exames de rastreio de câncer de mama e colo de útero, para a equipe da procuradoria da mulher é uma alegria e reforça o combate ao câncer de mama e de colo de útero”, explicou a coordenadora PromuAlese,  Luana Duarte.

Campanha de Doação

A PromuAlese em parceria com Centro de Apoio Operacional (CAOp) da Mulher do Ministério Público de Sergipe (MPE/SE), promove a campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal para mulheres em tratamento contra o câncer.

Itens como: sabonete, creme dental, escova de dente, shampoo e condicionador poderão ser entregues até o dia 31 de outubro, na Procuradoria da Mulher da Alese, localizada no prédio anexo do Poder Legislativo, na rua Maruim, 47.

As doações também podem ser feitas   na sede da ASMP ou depositadas na caixa disponível na entrada do Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, sede (MP/SE) no bairro Capucho.

“Os itens de higiene pessoal até o dia 31 de outubro para posteriormente serem doados para mulheres no setor de oncologia do HUSE. As doações também  podem ser entregues no gabinete da deputada Maisa Mitidieri”, ressaltou a coordenadora PromuAlese,  Luana Duarte.

Dados do Inca

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2024. A estimativa de risco é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Apenas cerca de 1% dos casos ocorre em homens. O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil.  Em Sergipe, a previsão é de 570 casos novos, em todo ano de 2024.

A detecção ainda na fase inicial do câncer possibilita um melhor tratamento e aumentam as chances de cura da paciente. Entre os principais sinais e sintomas da doença estão os nódulos fixos e geralmente indolor nas mamas, alterações no mamilo, como retrações e pequenos nódulos nas axilas ou pescoço.

Hábito alimentar saudável e atividade física regular são importantes mecanismo de prevenção  da doença.