Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
A Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Procuradoria da Mulher (Promualese), realizou, nesta sexta-feira (27), a Palestra com o tema “Direitos da Pessoa com Câncer”, ministrada pelo advogado Jeimy Remir. O evento ainda contou com a amostra de fotos de mulheres com a doença e com a entrega de lenços arrecadados durante a 5a edição da Campanha realizada em parceria com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e núcleo de psicologia da Faculdade Nassau.
A coordenadora da Promualese, Luana Duarte, explicou que a ideia é fazer as pessoas entenderem que, durante a luta contra a doença, as mulheres têm direitos legais para facilitar o seu dia a dia. Ela disse que falar sobre a doença é importante, mas outros pontos também precisam ser abordados.
“Muito se fala em prevenção, todo ano é batida na tecla da prevenção durante o Outubro Rosa e é importante que muito se fale realmente porque quanto antes essa mulher tiver o diagnóstico, maior será a efetividade da cura do câncer. Mas esse ano, nós trouxemos uma perspectiva diferente, nosso foco é a mulher que já foi diagnosticada. A gente entende que essa mulher está vivendo um momento de fragilidade, então ela precisa de apoio e de amparo e nós trouxemos o viés do que a lei traz de garantia para a mulher nessa situação. A mulher bem informada, sabendo do amparo que a lei traz, com certeza, vai ter um tratamento mais digno, mais confortável para poder passar por essa situação”, falou.
O fotógrafo Bruno César é o autor de um projeto com imagens de mulheres em tratamento. Ele contou que a ideia foi mostrar que elas continuam com a beleza aparente, assim como sua autoestima, que não precisa ser colocada de lado.
“O objetivo principal é ajudá-las com a autoestima. Sabemos que a mulher é vaidosa e uma foto bem trabalhada com um profissional que sabe orientar quanto a pose e outros pontos valoriza e ajuda muito. Os feedbacks que tivemos nas entrevistas com elas após os ensaios são todos positivos”, afirmou.
O palestrante, Jeimy Remir, falou que existem diversos direitos colocados para estas pessoas, entre eles, saque de FGTS, acesso a beneficio de prestação continuada, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A legislação ainda confere o direito ao diagnostico em até 30 dias e tratamento em até 60 dias.
“A legislação brasileira classifica o câncer como uma doença grave e, por isso, as pessoas com câncer têm garantias e direitos especiais. Conhecer e reconhecer esses direitos é de suma importância para a luta e para a jornada de combate a essa doença”, afirmou o advogado.
A presidente da Associação dos Amigos da Oncologia (Amo), Conceição Balbino, destacou a importância de realizar palestras como essa. Ela disse que é necessário reunir as mulheres para que entendam como conviver com a doença.
“Um evento como esse é um sinal de alerta para a consciência das pessoas. A gente vive hoje tão no virtual, quando a gente consegue alcançar essas pessoas vale a pena, porque sem saúde não tem como existir. Sem você, não tem você, parece obvio dizer isso, mas a gente precisa se priorizar enquanto a pessoa mais importante da nossa vida”, afirmou.
A fundadora do Grupo Resiliência Sergipe, Aretuza de Oliveira, falou que é preciso fazer estas pessoas se priorizarem, assim como diz a campanha realizada pela Procuradoria da Mulher da Alese. “Nós sempre precisamos, além de nos priorizarmos, dar apoio a quem está chegando. É dizer: você não está só, vai doer, vai deixar marcas, mas isso não te torna menor ou pior que ninguém. Morrer é a única certeza que há na vida, por isso é preciso viver o hoje”.
A vice-presidente da associação Mulheres de Peito, Ana de Cacia Alves, acrescentou que é necessário que a mulher se coloque com a mais importante dentro de sua vida. “Outubro Rosa é um alerta, para que a mulher tem que se cuidar, se priorizar. Ela geralmente é a base da família e sempre se deixa para último plano, então é para alertar que ela tem que ser a prioridade”.
O evento foi realizado no plenário da Escola do Legislativo (Elese).
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese