Com o objetivo dar voz às demandas da sociedade e incentivar a criação de políticas públicas para mulheres com câncer, por meio da campanha mundial de conscientização intitulada Outubro Rosa, esposas de parlamentares sergipanos se reuniram na manhã desta quarta- feira, 11, para se somarem na luta contra o câncer de mama, através da campanha “Doe Lenços”, que irá acontecer no período de 16 a 27 de outubro. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Alese, estiveram presentes a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres da Unale, Goretti Reis (PMDB); Roseli Bispo, esposa do presidente da Casa Legislativa; Vanderleia Silva, esposa do deputado Jairo Santana; Caroline Hagenbeck, esposa do deputado Paulinho das Varginhas; Ivete Matos, esposa do deputado Moritos Matos; representando Telma Pimentel, esposa do deputado Luciano Pimentel a chefe de gabinete, Fabiana Passos, a chefe de gabinete de Goretti, Terezinha Santos, a diretora do departamento médico da Alese, Vívian Bezerra e chefe do Cerimonial Laura Kummer.
“Doe Lenços” é uma iniciativa encabeçada Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres da Unale- União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que abrange 27 casas legislativas, onde serão arrecadados lenços e doados para as instituições que atuam diretamente no atendimento e enfrentamento com as pessoas com câncer. A ação em Sergipe, faz parte da Lei nº 7.526/2012 de autoria da deputada estadual Goretti Reis, que dispõe sobre a instituição do movimento no Estado, onde desencadeia uma série de atividades visando à conscientização das mulheres através do apoio ao desenvolvimento de estratégias, viabilizando a atenção integral a saúde da mulher, que vai desde a prevenção, assistência e recuperação da saúde, executadas nos diferentes níveis de atenção.
De acordo com deputada Goretti Reis quanto mais mulheres envolvidas na ação, melhor será o resultado. “Envolver as esposas dos parlamentares e as mulheres parlamentares dessa Casa, é sem dúvida trazer mais parceiros no exito da campanha, além de motivar e mobilizar a sociedade de forma geral”, pontuou Goretti.
Para Vanderleia Silva, a campanha Doe Lenços- Outubro Rosa, além de conscientizar as mulheres sobre a importância do alto exame como forma de prevenção, irá resgatar também a alto estima dessas mulheres, uma vez que a baixa estima influencia no emocional, consequentemente interfere no tratamento, salientou.
Em Aracaju, os pontos de arrecadação dos lenços será realizado na Assembleia Legislativa de Sergipe; Secretaria de Estado da Inclusão Social; Secretaria de Estado da Saúde; Ministério Público; Tribunal de Justiça; Correios; Universidade Tiradentes; Shoppings Jardins e RioMar. Vale ressaltar que a campanha Doe Lenços, vai abranger a realização de exames de mama para servidoras da Casa Legislativa.
Câncer de Mama
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), publicados a cada dois anos, são aguardados para o biênio 2016/2017, 596 mil novos casos de câncer no Brasil. Sendo esta a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório. Destes, 51% dos casos acometerão mulheres, sendo 57.960 diagnósticos apenas na mama.
Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Fotos: Luciana Botto e Jadilson Simões