Outubro: Alese vive boom voltado para a cidadania

Por Agência Alese de Notícias

Um boom de atividades voltadas para a promoção da cidadania, saúde, educação, transporte público e superação marca o mês de outubro na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). O mês começou com a campanha ‘Outubro Rosa’, dirigida à prevenção e combate ao câncer de mama, que tem alto índice de cura quando diagnosticado precocemente. As atividades são coordenadas pela Procuradoria Especial da Mulher (Promualese).

No plenário, houve palestras com os médicos mastologistas Maurício Resende e Carmem Luíza e com a psiquiatra Gabriela Nabuco. No próximo dia 27, sexta-feira, haverá palestra com o advogado Jemy Remir sobre Direitos da Pessoa com Câncer, na Escola do Legislativo (Elese). Em Sergipe vão aparecer 70 novos casos de câncer de mama a cada ano até 2025, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A Promualese também lançou uma campanha de arrecadação de lenços para doar a mulheres que estão em tratamento oncológico. A procuradoria também fez parceria com o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) para realização de exames de mamografia. Uma lei estadual de 2013 colocou o Outubro Rosa no calendário anual de eventos de Sergipe. “O histórico da Assembleia mostra que todos deputados sempre buscaram apoiar esse movimento internacional”, diz a deputada Maísa Mitidieri (PSD), que comanda a Promualese.

Prédio da Alese recebe iluminação em homenagem ao Outubro Rosa

O prédio da Assembleia Legislativa de Sergipe é outra ação importante durante todo o mês de outubro, e faz parte da programação desenvolvida pela Procuradoria Especial da Mulher (Promualese) durante a campanha Outubro Rosa, simbolizando a luta contra o câncer de mama. O movimento “Outubro Rosa” teve início na década de 1990 nos Estados Unidos e rapidamente se espalhou por diversos países, ganhando adesão de organizações, instituições e governos. A campanha é marcada pela iluminação de monumentos e prédios públicos com luzes na cor rosa.

EDUCAÇÃO E SUPERAÇÃO

No mês em que se comemora o Dia do Professor (15 de outubro), a Alese fez a entrega da ‘Medalha do Mérito Educacional Manoel José Bomfim’ para 24 professores. O processo de escolha dos nomes é conduzido pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Casa, que é presidida por Maísa Mitidieri. Cada deputado indica um professor para ser homenageado.

A Alese também realizou Sessão Especial para comemorar o ‘Dia do Professor’. Foram homenageados 19 profissionais da Educação. A deputada Linda Brasil (Psol), idealizadora da Sessão, prestou uma homenagem à vereadora Ângela Melo (PT), que morreu no dia 6 deste mês e era professora aposentada. “Mulher, guerreira, militante da Educação”, definiu Linda Brasil.

Em outra Sessão Especial, a Alese entregou a Medalha do Mérito da Superação Flávio Primo a 13 pessoas que, mesmo convivendo com limitações físicas ou motoras, contribuem para o desenvolvimento do Estado em suas áreas de atuação. A homenagem é feita anualmente por meio da ‘Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social’ da Casa, presidida pela deputada Lidiane Lucena (Republicanos). “Essas pessoas fizeram da dificuldade uma grandiosidade”, afirma ela.

TRANSPORTE PÚBLICO

Em outubro, o plenário da Alese foi transformado em um fórum de debate sobre o transporte público da região metropolitana de Aracaju, formada por Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, além da capital de Sergipe. A audiência pública foi articulada pelo deputado Paulo Júnior (PV) e realizada pela ‘Comissão de Obras Públicas, Desenvolvimento Urbano, Transportes e Turismo’ da Casa, que é presidida pelo deputado Adailton Martins (PSD).

O evento reuniu gestores públicos, vereadores, estudiosos do assunto, representantes das empresas e usuários do sistema. O professor César Henriques Matos e Silva, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), proferiu uma palestra sobre o tema.

Segundo o Sindicato das Empresas (Setransp), a região metropolitana conta com uma frota de 527 ônibus, que operam 97 linhas. Mais de 120 mil pessoas circulam dirariamente pelo sistema. Para Paulo Júnior, a audiência trouxe dados e experiências que podem contribuir para melhoria do transporte público e da mobilidade urbana. “Nossa luta é pela qualidade do serviço prestado à população”, declara ele.

Foto fachada Alese (Outubro Rosa): Joel Luiz- Agência Alese