logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Obra de João Sapateiro é destacada durante Sessão Especial

Em uma iniciativa do mandato da deputada estadual Ana Lula (PT), a Assembleia Legislativa de Sergipe promoveu nessa quarta-feira (20) uma sessão especial para celebrar o centenário do nascimento de João da Silva Franco, figura popular conhecido por “João Sapateiro”. Parentes, amigos, autoridades e admiradores da cultura sergipana prestigiaram a solenidade.

Natural de Riachuelo, João Sapateiro ganhou evidência cultural no município de Laranjeiras, onde desenvolveu sua arte. Para a professora Ângela Melo, ele deixou um legado importante para a cultura sergipana. “Como sergipana e amante da arte eu me sinto contemplada com este legado deixado por João Sapateiro, um homem de origem simples, que fez do seu ateliê um espaço da arte da alma. Seus poemas representam muito. Seu olhar é muito ligado à vida de Laranjeiras, ao patrimônio cultural, às igrejas. Nós entendemos que a arte é universal e estão de parabéns a Alese como um todo e a deputada Ana Lula, em especial”.

Filho mais velho de João Sapateiro, Otoniel dos Santos, não escondeu a emoção em ver seu pai ser homenageado pela “Casa do Povo”. “Prestar uma homenagem ao centenário de João Sapateiro não é apenas um reconhecimento para os seus familiares, mas para a sociedade sergipana como um todo. É a valorização daqueles que dedicaram suas vidas à arte, à cultura. Isso é muito gratificante para todos nós”.

Josileno Franco, filho mais novo de João Sapateiro, também visivelmente emocionado, lamentou que o poder público não se empenhe em valorizar a cultura sergipana. “A gente lamenta e sente a falta de apoio do governo do Estado para a produção cultural e literária de Sergipe. Este é um momento especial e único. Queria muito que meu pai estivesse vivo ainda para que a gente pudesse trazê-lo aqui para ele perceber o tamanho do seu feito, a importância do seu trabalho. A deputada Ana Lúcia prestou uma grande homenagem ao maior poeta sergipano, autodidata, que dormiu nas ruas, mas correu atrás e hoje tem esse reconhecimento”.

Representando o prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, a secretária de Cultura do município, Gardênia Hagenbeck, esteve presente na solenidade e também destacou a importância de João Sapateiro para a cultura laranjeirense. “Estamos falando de um dos maiores artistas do nosso Estado, que fez história com muito brilhantismo na nossa querida Laranjeiras. Hoje a Assembleia Legislativa e a deputada Ana Lula fazem justiça a este grande mediador da paz”.

Por sua vez, o deputado Paulinho das Varzinhas Filho (PSC), também presente na solenidade, destacou que “João Sapateiro tem uma estátua erguida em Laranjeiras e tem o respeito e o reconhecimento de toda a população por sua obra de arte. Trata-se de uma das figuras mais importantes de Laranjeiras, do ponto de vista cultural. Tive o prazer de conhece-lo e de perceber o ser humano que ele era e de entender sua importância para Sergipe. Hoje é um dia de festa para as famílias de Laranjeiras que estão representadas nesta homenagem a João Sapateiro”.

 

Por Rede Alese                                                          

 

Foto: Jadílson Simões

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo