logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

O Voto Analfabeto é tema do 7º Episódio da Série O Voto

Por Stephanie Macêdo

A  Série  “O Voto”, produzida e exibida pelo Sistema de Comunicação da Alese, chega ao seu  7º Episódio nesta sexta-feira, 23, e aborda o Voto dos Analfabetos.  Disponível nos canais de comunicação do Poder Legislativo ao longo deste mês de outubro,  a série de vídeos conta como foi o processo de eleições no Brasil. O objetivo do conteúdo é apresentar a evolução do voto no Brasil, da Colônia até a Nova República,  e sua importância para o desenvolvimento da sociedade.

Origem

Reconhecido por lei, o Voto Analfabeto, que é  chamado também de  “Voto Cochichado”, acontecia quando uma pessoa que não saiba ler ou escrever, falava em segredo para que outra pessoa letrada registrasse o voto. O vídeo explica que esta modalidade de voto no Brasil Imperial foi negado às pessoas analfabetas a partir da Lei Saraiva de 1881. 

Confira mais esse  interessante episódio da história do voto no Brasil através  da  Tv Alese (canal 5.2)  e pelos demais canais de comunicação oficial da Casa: Agência de Notícias, Youtube, Facebook e Instagram. O jornalista Júnior Ventura, da Agência de Notícia Alese, traz  nesse  novo episódio, o sétimo da série O Voto, muitas curiosidade acerca do tema. Confira!

 

Foto: Agência Senado

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo