logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

O quarto episódio da Série Paulo Freire será exibido amanhã

Por Stephanie Macêdo

Nesta terça-feira, 5 de outubro, às 18hs, a TV Alese exibirá o filme Do pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido’, o quarto episódio da série ‘Paulo Freire – Um homem no mundo’, uma produção da  TV Sesc. O filme faz parte da programação comemorativa do Centenário do Educador Paulo Freire, realizada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Neste quarto episódio da série, dirigida pelo cineasta brasileiro, Cristiano Burlan, o documentário aborda a volta de Freire do exílio após 15 anos de ausência do Brasil e sua vida a partir de então. Em 1989, Freire foi nomeado como Secretário de Educação do município de São Paulo e teve em sua política educacional alguns fundamentos. Entre eles, pode-se citar: democratização de acesso e da gestão escolar, garantia da permanência do aluno, educação de qualidade social e educação de jovens e adultos.

O episódio ainda retrata depoimentos de profissionais da educação, que utilizam como princípio trabalhos referenciados ao pensamento de Freire. Seu legado, sua filosofia de educação, a importância da profissão docente, a escola cidadã, o estudar como dever revolucionário e o ensinar como problematização da existência são alguns exemplos.

Vídeo Documental

A série documental ‘Paulo Freire – Um homem no mundo’ contém cinco episódios que narram a trajetória e influência do educador brasileiro que se tornou referência mundial. A cada semana um novo episódio vem sendo exibido pelo canal 5.2 da TV Alese, sendo eles, pela ordem de série documental: A formação do pensamento’‘As 40 horas de Angicos’; ‘O exílio’; ‘Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido’ e  ‘O mundo não é. Está sendo’.

Centenário

As homenagens a Paulo Freire pela Assembleia Legislativa de Sergipe se comunicam com a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 245/2020, de autoria do deputado Iran Barbosa (PT)  que deu origem a Lei Estadual de nº  8.779/2020 que institui o ano de 2021 como ‘Ano Cultural Educador Paulo Freire’. Para tanto, o Centenário do Educador Paulo Freire contará com uma série de atividades, como seminários, palestras, encontros, simpósios, debates e audiências públicas sobre a vida e a obra do educador.

Além de ser Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire passou a ser Patrono da Educação Sergipana, por meio da Lei 7.382/2012, de autoria da ex-deputada  Ana Lúcia. A lei foi sancionada em janeiro de 2012 e prevê que todo o mês de setembro, na semana na qual o dia 19 estiver inserido – o educador nasceu neste dia – poderão ser desenvolvidas atividades pedagógicas, seminários exposições sobre as obras e a história do educador, por se tratar do dia do seu nascimento.

Biografia

Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, na cidade de Recife, Estado de Pernambuco, na época, uma das regiões mais pobres do país, onde logo cedo pôde experimentar as dificuldades de sobrevivência das classes populares. Graduado pela Faculdade de Direito de Recife (Pernambuco). Foi professor de Língua Portuguesa do Colégio Oswaldo Cruz  e diretor  do setor de Educação e Cultura do SESI de 1947-1954 e superintendente do órgão de 1954-1957. Ao lado de outros educadores e pessoas interessadas na educação escolarizada, fundou o Instituto Capibaribe.

Paulo Freire foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais e é conhecido principalmente pelas suas pesquisas, estudos e práticas pedagógicas, sobretudo no campo da alfabetização de adultos.

 

Foto: Gabarite

 
 
 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo