Por Stephanie Macêdo
Na manhã desta segunda-feira, 13, o pesquisador e psicólogo André Faro Santos, recebeu a maior honraria do Poder Legislativo. A solenidade, que contou com a participação da família do homenageado, ocorreu no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa de Sergipe, respeitando os protocolos de segurança, em função do controle da disseminação da COVID-19.
A ‘Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar’ foi entregue pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo e pelo autor da propositura, deputado Georgeo Passos (Cidadania).
O presidente Luciano Bispo destacou a importância da Educação e da Ciência para o país e para a população, lembrando da forte contribuição da pesquisa para o enfrentamento à Covid-19 com o desenvolvimento de vacinas.
Segundo declarou Georgeo Passos, o trabalho desenvolvido pelo psicólogo, pesquisador e professor André Faro justifica a honraria entregue pelo Poder Legislativo ao homenageado. Segundo externou ainda, André Faro, que é professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), está na lista dos cientistas mais influentes do mundo.
“Ele figura na 1.797º colocação entre os 106.795 pesquisadores da área “Medicina General e Interna’ no mundo, enquanto na subárea ‘Saúde Pública’ é o 23º no território nacional. O levantamento da Universidade de Stanford (EUA) foi publicado no último dia 16 de outubro no Journal Plos Biology, considerando os impactos científicos em número de citações”, enfatizou o deputado em seu discurso.
Para o homenageado o seu sentimento hoje é de orgulho por reconhecimento de um trabalho iniciado há 10 anos. O professor André Faro afirma que a sua participação no ranking traz visibilidade para o conhecimento científico produzido das áreas de humanas com ênfase na saúde, em especial, a de psicologia.
“Me sinto orgulhoso por reconhecimento de trabalho no cenário internacional e nacional pois o fruto da produção científica nem sempre é imediato e leva algum tempo até que atinja o seu fim, que é trazer alguma contribuição significativa para a sociedade de maneira geral e a psicologia tem feito muito para se chegar a esse cenário”, destaca o pesquisador.
Fotos: Jadilson Simões