Por Stephanie Macêdo/ Agência de Notícias Alese
Na tarde desta terça-feira (22), o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rosalvo Ferreira Santos, se tornou de fato e de direito, sergipano. É que a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), concedeu o Título de Cidadão Sergipano ao paraibano, de Ingá. A solenidade ocorreu no Plenário do Poder Legislativo.
O Projeto de Resolução que concedeu o título ao professor Rosalvo Ferreira é uma autoria do presidente da Alese, deputado Luciano Bispo. Diante da presença de professores da Universidade Federal, funcionários e do corpo diretivo, Bispo parabenizou a instituição federal por ações no Estado.
“Agradeço a todos vocês da Universidade por tanto o que fazem por Sergipe, a exemplo do enfrentamento à pandemia. A Assembleia não vai se cansar de agradecer por iniciativas, pela Ciência”, aplaudiu. Luciano Bispo também fez menção ao homenageado, e ressaltando contribuições e comprometimento com a Educação e o Desenvolvimento do Estado.
“Com o seu conhecimento cuida do futuro de Sergipe. E agora, de fato e de direto, se torna sergipano. Nós é que agradecemos seu empenho para que alunos tenham melhor desempenho para o desenvolvimento de Sergipe”, declarou o presidente da Alese.
Na ocasião da solenidade, o reitor da UFS, Valter Santana, declarou que o homenageado contribuiu como gestor para o engrandecimento da instituição. “É um justo reconhecimento por seu histórico, pelo que fez e ainda fará”, afirmou.
O professor, José Roberto de Lima Andrade, que é o diretor-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (Sergipe Previdência), citou que a honraria é um reconhecimento, por conhecê-lo há mais de 20 anos como parceiro de trabalho da Universidade. “Homenagem faz justiça e alegria, Rosalvo é um grande homem e agora um grande sergipano”, declarou.
Homenageado
Emocionado, o professor dedicou a honraria a sua genitora (in memoriam) por recebimento da comenda, ele também agradeceu ao Estado de Sergipe, através da Alese, por receber a cidadania sergipana. Após morar no Sul do Ceará e em Curitiba, o homenageado homonegeado contou que ao chegar em Sergipe a sensação foi de estranheza, algo que, com pouco tempo, se converteu em amor.
“Agradeço a cada dia por ter nascido no Nordeste. Algumas pessoas, infelizmente, são obrigados a viver em condições muito adversas e não podem escolher onde morar. Me foi dada a oportunidade de buscar espaços, e sempre onde passei, me dedicar em fazer o que acredito, mas a escolha de viver numa cidade é muito pessoal, particular, e eu posso garantir que a cada dia que passa agradeço por ter escolhido Aracaju, Sergipe, para morar”, afirmou o professor.
Biografia
Rosalvo Ferreira Santos é natural da Paraíba, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná.
É professor do Departamento de Economia da UFS desde 1997. Tem experiência na área de Economia Agrária e Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico e regional, mercado de trabalho, política econômica e agricultura. Foi pró-reitor de Planejamento da UFS entre 2012-2020. Desde 2021, é vice-reitor da instituição.
Presenças
Professores, funcionários do corpo Administrativo e da Comunicação Social da UFS, dirigentes, participaram da solenidade. No final os participantes cumprimentaram o mais novo cidadão sergipano, o professor Rosalvo Ferreira Santos.
Fotos: Jadilson Simões/Agência Alese