logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

O Forró de Sergipe como Patrimônio Cultural e Imaterial

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

O Projeto de Lei (PL) de nº 198 de 2019  que declara  “O FORRÓ” como Patrimônio  Cultural e Imaterial de Sergipe foi aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa de Sergipe. O projeto, de autoria do deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB), será encaminhado para o Poder Executivo a fim de ser sancionado pelo governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD).

De acordo com o deputado, o projeto de lei visa, unicamente, a preservação e a valorização  da cultura sergipana. “Em Sergipe o forró faz parte da cultura da nossa gente, onde o envolvimento coletivo confirma  sua importância nas vivências sociais e familiares. Nosso forró traz um diferencial dos demais estados do Nordeste, se transformando em um imenso arraial, se propagando nos demais 75 municípios”, explicou Garibalde.

A justificativa do projeto destaca que é no período junino que o forró tem seu ponto culminante, e que evento está associado a acontecimentos da época como queima de fogueiras, lançamento do barco de fogo, apresentações de quadrilhas juninas, entre outros. “Vale lembrar que o forró envolve uma cadeia produtiva  abrangente de ritmos e sonoridades, empregando uma enorme quantidade de pessoas ao seu entorno. Por isso  a importância de resguardar a nossa cultura”, defendeu Garibalde. 

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo