Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
Neste próximo domingo (19) é celebrado o Dia da Bandeira, um homenagem à bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. A bandeira do Brasil é o maior símbolo nacional. Ela representa o amor à pátria e visa o reconhecimento de uma nação na busca de independência, direitos e valorização das instituições do país.
Conheça o objetivo da história da Bandeira do Brasil, o significado das cores e o contexto de sua criação:
Através das cores expressadas na bandeira brasileira é possível entender os valores que os símbolos nacionais representam: O fundo verde simboliza nossas vastas florestas e riquezas naturais, e um losango amarelo simboliza a riqueza do nosso solo. No centro, há um círculo azul, representando o céu, com 27 estrelas simbolizando os 26 estados da federação e o Distrito Federal do país.
A criatividade na confecção da Bandeira do Brasil também é um ponto de destaque. A bandeira foi projetada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista e caricaturista Décio Vilares, a inspiração veio da Bandeira do Império, que foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret em 1822. A bandeira nacional que conhecemos hoje é a décima bandeira do Brasil. A mais curiosa delas talvez tenha sido a nona bandeira, usada por somente quatro dias, de 15 a 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República. Conhecida como Bandeira da República Provisória, a flâmula era igual à dos Estados Unidos, porém nas cores verde, amarelo, azul e branco.
A frase “Ordem e Progresso” foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época da criação da bandeira nacional, no final do século 19. A frase original do filósofo Augusto Comte, dizia “Amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim.
Hino da Bandeira
A bandeira do Brasil faz parte do nosso conjunto de símbolos nacionais — manifestações gráficas e musicais, de importância histórica, que representam a identidade do país – sendo o Hino, as Armas e o Selo Nacional nossos demais símbolos.
O Hino à Bandeira do Brasil foi composta com letra do jornalista e poete Olavo Bilac e e a melodia do maestro Antônio Francisco Braga. A música foi um pedido do prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos (1836-1913), sendo apresentado pela primeira vez no Rio de Janeiro em novembro de 1906. Com o Hino da Bandeira foi estimulado sentimento de pertença de um determinado povo a uma nação, manifestando o sentimento de nacionalidade, nacionalismo.