logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Novo episódio de websérie explica o que é o voto cochichado

A websérie “O Voto”, lançada pela Alese, chega ao seu 9º episódio nesta terça-feira, 14, e aborda o voto dos analfabetos. Disponível no canal do Youtube desde julho deste ano, a série de vídeos conta como foi o processo de eleições no Brasil e em Sergipe. O objetivo é mostrar de forma clara a importância do exercício do direito do voto para o futuro do país e em especial do Estado.

Reconhecido por lei, o chamado “Voto cochichado” acontecia quando uma pessoa que não saiba ler ou escrever, falava em segredo para que outra pessoa letrada registrasse o voto. O vídeo explica que esta modalidade de voto no Brasil Imperial foi negado às pessoas analfabetas a partir da lei Saraiva de 1881. 

Clique aqui para assistir agora: Programa O VOTO – Voto dos analfabetos

Já está disponível no canal da Alese no Youtube outros oito vídeos  sobre o voto de cabresto, o voto feminino, o voto indireto, o título de eleitor, o voto secreto, a ditadura militar e o voto censitário.

Os vídeos são lançados nas terças e quintas e ainda vão abordar temas como a história da primeira mulher a ser eleita deputada estadual por Sergipe, a professora de Laranjeiras Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro, e o processo do Sistema de Biometria no Estado.

Por Fernanda Queiroz – Rede Alese
Foto: imagens da internet

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo